TOP 5 livros acadêmicos que podem ajudar você com o marketing digital

Empresas ligadas ao marketing de conteúdo sempre produzem material para atender as dúvidas e demandas de seus clientes. A produção de Ebooks é uma das alternativas utilizadas com frequência. Entretanto, o mundo acadêmico também pode ter as respostas a muitas questões levantadas pelos interessados. É comum perceber uma lacuna entre o mercado e a academia, e isso acontece, frequentemente, pela dificuldade em entender os tipos de abordagens diferentes, mas que podem se complementar, dos dois mundos. O Top 5 abaixo mostra que é possível enxergar o mercado dentro dos livros acadêmicos.

1. Invasores do Texto. Fãs e Cultura Participativa (2015) – Henry Jenkins

Jenkins é um autor consagrado dentro dos estudos sobre a convergência. Seu livro “Cultura da Convergência” (2008) auxiliou na compreensão do movimento convergente, não apenas através da relação entre TV e novas mídias, mas como algo que está na mente das pessoas como um fenômeno cultural. Além disso, seu estudo sobre os fãs trata do termo muito comum do mundo do marketing digital: o engajamento. Os fãs, sejam eles de filmes, de séries de TV, ou mesmo adoradores de alguma marca, são seres altamente engajados. É um sonho para qualquer marca ter clientes que amam seu produto. O livro traz reflexões sobre como os fãs agem e como fazem suas próprias leituras de obras, dando novos significados a elas.

2. Hamlet no Holodeck: O Futuro da Narrativa no Ciberespaço (2003) – Janet Murray

Murray levanta reflexões importantes sobre as narrativas que buscam a interação, desde os primeiros jogos de computador que derivavam de uma narrativa específica, até os chatboots criados para conversar com as pessoas e desenvolver uma narrativa diferenciada. Quem trabalha com marketing digital sabe a importância de elaborar publicações que consigam interagir efetivamente com as personas. A autora traz conceitos importantes, como o de “interator” (é aquele a quem o produto é direcionado, mas, ao mesmo tempo, participa de sua criação). Murray apresenta ainda “as quatro propriedades do ambiente digital”, e mostra como a organização participativa junto do elemento procedimental faz a interação surgir.

3. Social TV – How marketers can reach and engage audiences by connecting television to the web, social media, and mobile (2016) – Mike Proulx e Stacey Shepatin

Pensar nas relações entre o outbound marketing e o inbound marketing também é importante para quem trabalha com marketing e redes sociais. O livro de Proulx e Shepatin reflete sobre o hábito de assistir TV e comentar nas redes sociais (social TV) e traz o conceito de backchannel (que se refere aos comentários feitos exclusivamente enquanto um programa é exibido na TV).

4. Media Convergence: Networked digital media in everyday life (2011) – Graham Meikle e Sherman Young

Este livro levanta uma discussão acerca das mudanças do conceito de audiência, enfocando o tema a partir do movimento de convergência. Os autores conceituam a audiência atual como “audiência criativa”, que realiza produções colaborativas através de engajamento e criatividade, elaborando novos textos e remixando anteriores. O conceito é importante para pensar em formas de dialogar com essa audiência e de desenvolver peças que promovam esse tipo de interação.

5. Comunicação ubíqua: Repercussões na cultura e na educação (2014) – Lucia Santaella

Empresas atentas às mudanças do mercado desde a popularização das novas mídias sabem que seus consumidores estão cada vez mais cercados por interfaces e telas. Essa configuração é responsável por mudanças significativas na cognição humana. Nos acostumamos a buscar informações na internet, a pedir comida por aplicativos ou a comprar pela rede. Santaella apresenta questões como o borramento das fronteiras entre público e privado; as identidades múltiplas; as diferenças entre lugar e espaço; as novas configurações de tempo mais flexíveis; novos paradigmas da imagem e do cinema, entre diversos outros temas relevantes.

Curtiu nossas sugestões? Quer saber mais sobre redes sociais ou práticas do marketing de conteúdo? Baixe nossos ebooks ebooks!

Um comentário sobre “TOP 5 livros acadêmicos que podem ajudar você com o marketing digital

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s