Afinal, o que é marketing digital?

O marketing digital pode ser definido como um conjunto de ações de comunicação pensadas estrategicamente para a internet. Essas ações se diferenciam das realizadas nos meios tradicionais porque a comunicação na internet acontece de forma multicanal e permite uma análise de resultados em tempo real.

Para que as ações de marketing digital aconteçam de forma efetiva, é necessário que algumas etapas sejam completadas:

1 – O relatório do estado atual da marca nas redes e nos múltiplos canais online deve ser feito para saber de onde partir.

2 – Na internet, é essencial realizar um estudo sobre quem é o público da marca pois é possível falar diretamente com ele e com maior efetividade (persona).

3 – Um dos passos mais importantes é entender o objetivo do cliente. É, também, a partir dele que o planejamento das ações será feito.

4 – Planejar as ações seguindo um cronograma permite definir quais ações deram certo e quais necessitam de ajuste.

5 – Monitorar o processo de acordo com a metodologia definida ajuda também a encontrar êxitos e falhas.

6 – Análise! Ao fim do período, mostre para o cliente porque aqueles dados foram escolhidos e se ajudaram, de fato, o objetivo definido.

 

Quais estratégias que o marketing digital utiliza?

As estratégias do marketing digital estão em constante mudança e adaptação. A internet oferece uma gama de possibilidades de redes sociais e meios de comunicação. Elas devem ser pensadas de acordo com cada objetivo. Entretanto, existem algumas estratégias básicas que têm se fortalecido e se tornado cada vez mais comuns no mercado:

Marketing de conteúdo: a ideia aqui é produzir conteúdo que possa educar, entreter ou ensinar algo que os clientes de determinada marca queiram saber, o que contribui para o reconhecimento da mesma e, consequentemente, nas vendas do produto ou serviço oferecidos. O conteúdo precisa ser elaborado para a persona e com o intuito de sanar as dúvidas e questões que a cercam. Existem vários tipos de formatos que podem ser utilizados de acordo com a estratégia definida, como vídeos, blogs, ebooks, podcasts, entre outros.

Redes sociais: As vantagens na utilização de estratégias que utilizam redes sociais são inúmeras, como o grande número de usuários, a facilidade de promoção e a forma diferenciada de relacionamento com o cliente, por exemplo.

Email marketing: As estratégias de email marketing atualmente estão mais focadas nos cliente-potenciais. Se, antes, as empresas enviavam e-mails para listas compradas e contavam com a sorte, hoje em dia, as listas são da própria empresa (de clientes que já compraram, ou têm interesse comprovado nos produtos oferecidos).

Marketing em sistemas de buscas: Colocar sua empresa na primeira página dos motores de buscas, como o Google, é uma tarefa que exige estratégia e conhecimento. Comprovadamente, empresas que aparecem nos primeiros lugares têm mais chances de atrair público interessado.

Conversão: Relação entre os Leads que realizaram determinada ação (compraram, leram o texto, baixaram ebook, assistiram ao vídeo) e os Leads que visitaram a página. Estratégias que visam à conversão são importantes para que o cliente conclua a ação que a marca precisa para atingir seu objetivo.

 

Objetivos que o marketing digital pode ajudar a sua empresa a alcançar

Muitas empresas têm dificuldade de enxergar seu objetivo com clareza. O objetivo pode aparecer disfarçado ou mesclado com ideias relacionadas. Por exemplo, algumas empresas afirmam que seu objetivo é conseguir mais curtidas no Facebook, mas na realidade ela precisa de curtidas de pessoas interessadas pela marca e não pessoas aleatórias. O reconhecimento de marca é o real objetivo, porque sem ele, o perfil dessa empresa acaba não gerando valor suficiente (ou vendas, ou o retorno que a empresa necessita). Abaixo, uma lista de alguns objetivos que o marketing digital pode ajudar as empresas a atingirem.

Reconhecimento de marca: Para companhias que desejam ser lembradas, querem que os clientes saibam quem ela é, ou aquelas que almejam ser vistas como autoridade no assunto e necessitam de compartilhamentos e curtidas.  

Engajamento com a marca: Para empresas que precisam de “fãs” ou pessoas que defendam a marca, que interajam, mas também provoquem interação com os assuntos relacionados à marca. Os fãs da Apple, por exemplo, são conhecidos por terem esse tipo de comportamento.

Retenção de cliente: Para instituições que procuram uma forma de relacionamento com clientes que já compraram ou já conhecem a marca e seus produtos. Neste caso, objetiva-se manter aqueles que já fazem parte da base de clientes da empresa.

Gerar Leads: Para empresas que querem que cliques virem vendas, interação ou indivíduos interessados pelo produto.

5 comentários sobre “Afinal, o que é marketing digital?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s