4 pensamentos que precisam ser abandonados para o planejamento estratégico de comunicação eficaz

Planejamento estratégico

Pensar na comunicação online, no marketing digital e ainda estar preso a algumas regras da comunicação offline podem não trazer resultados efetivos para sua estratégia de marketing. Listamos 4 pensamentos que ainda são comuns no mercado, mas precisam ser revistos.

1 – Planejamento estratégico não é para todas as áreas da comunicação 

Pensar o planejamento estratégico de forma ampla é essencial. Há quem diga que o planejamento estratégico é específico para o campo comunicacional focado em empresas e áreas administrativas, mas, na verdade, ele vai muito além disso. Por exemplo, para a definição de pautas de um jornal, são necessárias regras para que uma notícia seja digna de publicação, ou seja, é preciso efetuar o planejamento estratégico para que aquela notícia seja construída de maneira atrativa para o leitor ou telespectador e, assim, atingir seu objetivo. É justamente desta forma que o planejamento estratégico da comunicação online funciona: para garantir a efetividade das ações de comunicação.

2 – Planejamento estratégico na comunicação não garante efetividade 

Tudo que é feito na internet gera um número e pode ser analisado. O que ajuda, e muito, no diagnóstico da eficiência de campanhas online. Por exemplo, se o objetivo é vender mais no seu e-commerce, você precisa levar mais pessoas para o site, onde elas vão conhecer seus produtos. Criar uma página do negócio no Facebook, conseguir curtidas e postar links com promoções diretamente para o seu cliente em potencial pode direcionar pessoas ao site. E tudo isso pode ser medido quantitativamente. Quantos cliques de posts no Facebook viraram realmente compras no site? Esses e outros dados estão disponíveis e podem ser analisados para descobrir se a página do Facebook está contribuindo e qual é a efetividade das ações traçadas.

3 – Não há como contabilizar quantitativamente a comunicação, apenas medir sua qualidade 

Mensurar os resultados de um comercial na televisão talvez não traga a precisão necessária. No meio online, entretanto, toda ação é passível de análise quantitativa: o tempo que a pessoa ficou no seu site pode ser medido ou a página/rede social/link que a levou para o seu site, entre vários outros dados. E o melhor: como é possível ter dados quantitativos de toda a movimentação, é possível também alterar as ações que não estão atingindo o objetivo. Mesmo com todas as informações disponíveis, é importante saber quais dados levar em conta para cada tipo de análise e objetivo da campanha. Ter conhecimento sobre o funcionamento dos meios online é fundamental para considerar os aspectos relevantes e desenvolver análises eficientes e focadas no objetivo.


4 – Comunicação na internet se restringe a postagem de materiais no Facebook e não é preciso planejamento 

Postar no Facebook é só uma das estratégias de marketing digital. E mesmo que consideremos apenas ela, é necessário conhecer a persona (cliente potencial) o mais detalhadamente possível. Além disso, é importante realizar uma análise da página para pontuar os próximos passos, estudar a efetividade dos posts, pensar no atendimento ao cliente, e levantar quais ações devem ser implementadas. Portanto, o planejamento estratégico auxilia na forma de organização das ações para atingir o objetivo da melhor maneira possível, minimizando erros e falhas de comunicação.

 Gostou? Entenda melhor como o processo do marketing digital funciona nesse texto aqui!

Produzimos um e-book que pode ajudar sua empresa a crescer no Facebook, você pode acessá-lo aqui!

Curta nossa Página no Facebook e fique por dentro de novidades e textos com bastante conteúdo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s