Mitos e verdades sobre o design no marketing digital

O pensamento de que o design é algo puramente estético é frequente em muitas empresas ainda. Entretanto, o design deve ser encarado como uma ferramenta para elevar ao máximo o potencial do produto ou serviço oferecido.

O design é um elemento de diferenciação e inovação para produtos e serviços. É o design que aperfeiçoa e reduz custos de produção, cria oportunidades para conquistar consumidores, e pode contribuir para o crescimento da marca.

Como vimos em textos anteriores aqui no blog da Lumiar Social, ter um objetivo para determinada estratégia de marketing digital é de grande importância para que o design cumpra a sua função para além do estilo e da beleza. Pensar o design no marketing digital é pensar em formas de atingir o objetivo do cliente através da imagem.

Design e os canais de comunicação online

A maioria das redes sociais tem um apelo visual muito forte. Imagens, vídeos, infográficos, tudo isso bem planejado pode atingir o objetivo e chegar ao consumidor daquele material, Mais do que isso: pode facilitar o processo de entendimento. O Facebook dá bastante destaque a imagens e vídeos, mas redes como Instagram, Pinterest e Slideshare funcionam estruturalmente através do visual.

O e-mail marketing também é um canal de comunicação que precisa ser desenhado de modo a atingir o cliente. O apelo textual é forte, mas é preciso um design pensado até para o botão de call-to-action (CTA, que quer dizer “chamada para ação”. Costumam ser links de uma página que levam justamente as pessoas à ação, com o intuito principal de conduzi-las a uma landing page). Organizar as informações para ficarem visualmente agradáveis e auxiliar o cliente a seguir uma ordem lógica dentro daquelas informações também é planejamento de design.

Sites e blogs são bons exemplos da utilização concreta do design para além da beleza. Organizar em uma página em branco várias imagens, botões, textos, vídeos, telefones para contato, formulários de contato, widgets não é uma tarefa simples. É necessário pensar no caminho que o público do site deve fazer, construir estratégias que façam com que ele fique mais tempo dentro do seu site, consiga navegar facilmente de um texto para outro e encontre tudo que procura de maneira prática e intuitiva.  

O design para materiais mais densos, como os ebooks, também auxilia a passar o conteúdo de forma estruturada, menos cansativa e eficaz.

Abaixo, listamos algumas dicas importantes na hora de pensar no design dentro de sua estratégia de marketing digital:

1 – Para vincular anúncios, o Facebook prefere imagens com pouco ou nenhum texto, uma vez que imagens com muito texto “podem criar uma experiência de baixa qualidade para as pessoas”. A rede social mudou a forma de controlar a quantidade de texto nas imagens: antes era permitido até 20% de texto, atualmente, ele utiliza uma classificação em quatro categorias.

Texto da imagem OK Anúncio vinculado normalmente.
Texto da imagem Baixa Diminui o alcance do anúncio.
Texto da imagem Média Diminui ainda mais o alcance do anúncio.
Texto da imagem Alta Anúncio não aprovado e não veiculado.

2 – Existem redes sociais específicas para imagens, como o Instagram. Entretanto, é necessário planejamento para estar lá. Algumas perguntas devem ser respondidas antes de qualquer estratégia para ver se essa rede social é para sua empresa. Seu cliente potencial está no Instagram? Seu conteúdo consegue sempre trazer imagens relevantes para postar na rede? É possível manter um padrão de frequência e qualidade dos posts com as especificidades da rede?

3 – Problemas de design podem explicar o insucesso da sua campanha de e-mail de marketing, do baixo índice de acesso do seu site ou do abandono da compra pelos clientes no seu e-commerce (porque o botão de concluir está escondido, por exemplo). Fique atento ao desenvolvimento do design, pois ele é muito mais do que um elemento de embelezamento da sua estratégia!

Quer entender sobre outras áreas do marketing digital? Leia esse texto sobre como o marketing digital funciona.


Tem mais informações sobre o Facebook no nosso ebook, baixe aqui!

Um comentário sobre “Mitos e verdades sobre o design no marketing digital

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s