Como o e-mail marketing pode ajudar o pequeno empreendedor

É frequente que muitas empresas se mostrem contrárias à utilização do e-mail marketing. A explicação para isso vem do mau uso, anteriormente, desse canal de comunicação por instituições que compram listas de e-mail e enviam material para quem não está interessado nele. O consumidor, que se sente invadido, pode se excluir da lista e reclamar da atitude da empresa online, criando uma imagem negativa.

Hoje, o uso do e-mail marketing está mais inteligente. Existem empresas especializadas no envio e plataformas que automatizam todo o sistema segmentando cada tipo de público. Além disso, as companhias estão focadas na criação de suas próprias listas de e-mail, o que traz maior segurança para as mesmas, uma vez que o cliente-potencial aceitou receber aqueles e-mails.

O marketing digital trabalha com diversos canais de comunicação, como as redes sociais, as estratégias de SEO, o e-mail marketing, entre diversas outras. A importância do e-mail marketing é grande, porque, ao contrário das redes sociais (em que a empresa posta algo e pessoas diversas têm acesso), o e-mail fala diretamente com a pessoa, e, assim, enviar apenas informações que serão de seu interesse. Para fidelização de clientes, esse canal é essencial, pois, se o indivíduo já comprou uma vez, ele pode possivelmente voltar a comprar.

Para o pequeno empreendedor, é necessário fidelizar clientes, e mostrar-se conhecedor de seu produto ou serviço. A lista de clientes deve ser segmentada de acordo com o perfil de cada pessoa: para quem frequenta o site ou a loja física constantemente, para quem já comprou uma ou mais vezes, para quem já preencheu formulários buscando saber mais sobre o produto, e assim por diante: cada cliente, conforme sua característica, recebe um conteúdo diferenciado.

Outra dica importante para o pequeno empreendedor é utilizar ferramentas especializadas no envio de e-mails. As vantagens são inúmeras: diminuição da chance dos e-mails serem encarados como spam, profissionalização do estilo do e-mail, além do design e a possibilidade de um CTA com link para o site da empresa.

Para captar e-mails, existem algumas estratégias. As landing pages são boas para conseguir o e-mail de quem visita a página. Você pode oferecer um ebook ou outro tipo de material denso de interesse do visitante. Quem tem e-commerce costuma manter uma base de e-mails de compradores, ou de pessoas que apenas colocaram o produto no carrinho, sem efetuar a compra. É importante manter o diálogo com essas pessoas, fornecendo promoções na segunda compra, ou até mesmo algum material específico. Para lojas físicas, é possível fazer o cadastro de clientes que possuam e-mail e outros dados, para que possam ser enviados conteúdos que respondam a dúvidas daqueles clientes, por exemplo.

Abaixo, alguns cases de e-mail marketing para você se inspirar a desenvolver sua estratégia!

1 – Conta azul: sistema de gestão de empresas. O site, além das informações sobre o software de gestão da empresa, também disponibiliza cursos sobre investimentos, sobre planilhas financeiras, sobre vendas e outros. Capta e-mails de formas diversas, como na sua landing page, onde é possível indicar quais as dúvidas existentes naquele momento, se há interesse em saber mais sobre determinada área administrativa, buscando entender as necessidades de quem entra no site para determinar qual material fornecer. Também segmentam de acordo com a área de atuação da empresa de quem preenche o formulário.

2 – Netshoes: Produtos esportivos. A empresa é conhecida por mandar e-mails com promoções para quem já realizou alguma compra. São promoções, oferecimento de desconto e códigos promocionais. Produtos relacionados com a última compra são as opções oferecidas aos compradores.

Anote nossa lista de dicas para sua estratégia de email marketing
  1. Captar e-mails de pessoas que autorizem o seu envio
  2. Segmentar os contatos
  3. Produzir conteúdo específico para cada segmento
  4. Utilizar uma ferramenta especializada no disparo de e-mails
  5. Não enviar e-mails diários: pensar em um calendário com espaçamento longo entre os e-mails.

Quer trabalhar de forma ampla? Pensar na estratégia de marketing digital completa? Leia sobre o que é o marketing digital! Sabia que o design ajuda na sua estratégia? Aprenda mais sobre isso aqui!

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro do mundo do marketing digital! Também estamos no Instagram, vem ver!

Um comentário sobre “Como o e-mail marketing pode ajudar o pequeno empreendedor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s