Por que o Facebook pode ajudar empreendedores

Muitos empreendedores descobrem o marketing digital e escolhem o Facebook como principal canal de comunicação da empresa. Mesmo o marketing digital sendo um campo vasto cheio de canais e estratégias diferenciadas, o Facebook apresenta uma série de vantagens interessantes para o empreendedor. Abaixo, uma lista de fatores que podem contribuir para a escolha da rede social como canal de comunicação de sua empresa.

1 – Quantidade de pessoas no Facebook – Movimentação

Atualmente, a rede social conta com 2 bilhões de usuários mensais. Encontrar um cliente no meio de tanta gente não parece impossível. Mas é preciso um objetivo bem definido, um planejamento estratégico focado no objetivo, disposição para desenvolver e colocar em prática tudo aquilo que foi pensado, analisar a eficácia do trabalho e mudar ou manter a estratégia que deu resultado. Tudo isso diante das transformações constantes da rede.

2 – Contato com o cliente potencial – Segmentação

O Facebook permite que você escolha seu público através dos dados demográficos, características comportamentais, ou mesmo pelas informações de contato. Isso significa que é possível encontrar seus clientes no meio daqueles 2 bilhões de usuários mensais. Se você tem um comércio local e deseja falar apenas com os moradores de sua cidade, que tenham entre 25 e 34 anos, mulheres, que se interessam por esportes e alimentação saudável, é possível se dirigir a essas pessoas. Seu anúncio pode ser vinculado somente para seu público. Uma página curtida por usuários que gostam do tema tem mais chances de concretizar vendas, trazer engajamento e reforçar a marca.

3 – Gera Engajamento

Engajadas são aquelas pessoas que têm um relacionamento com a marca. Os fãs são bons exemplos disso. São indivíduos que sempre interagem com os posts, que se importam em compartilhar, que estão sempre contribuindo para o crescimento e para a divulgação de sua empresa. O Facebook tem um algoritmo que foca nessas pessoas. Assim, quem interage mais com seus posts, tem mais chance de vê-los na timeline. E, se forem usuários realmente engajados, a probabilidade do compartilhamento e da propagação daquele conteúdo é ainda maior.

4 – Atendimento ao cliente diferenciado

No Facebook, o cliente tem a possibilidade de falar diretamente com a marca. Seja reclamando ou elogiando algo no próprio perfil pessoal e marcando a empresa, ou até mesmo por meio do chat. Pensando no atendimento ao cliente, a rede social disponibiliza um marcador que mostra em quanto tempo você normalmente demora para responder. Por isso, é necessário estar atento e responder seus seguidores prontamente!

5 – Praticidade para o cliente e para a empresa

O Facebook funciona em notebooks através do site e funciona em smartphones e tablets através do aplicativo. Utiliza múltiplos formatos de posts: podem ser postados vídeos, fotos, textos, links ou álbuns. É possível testar o formato que mais agrada seus seguidores. A rede apresenta anúncios e posts patrocinados e é dona do Instagram, o que permite um alinhamento das contas!

Mas atenção! Alguns fatores devem ser levados em conta para pensar o posicionamento na rede. Quem é o público e qual o objetivo são algumas das perguntas que devem ser respondidas para trabalhar a estratégia, e ponderar se a empresa deve ou não estar no Facebook. Alguns negócios mais visuais, como marcas de roupas e maquiagem, podem ter melhores resultados no Instagram. Outros negócios podem promover uma relação melhor com os clientes no Facebook. A dica é estudar bem seu objetivo, desenvolver sua persona baseada em pesquisas e, assim, criar a estratégia de forma eficiente e que traga resultados!

Gostou? Baixe nosso Ebook sobre marketing digital no Facebook para iniciantes e aprenda mais! Quer entender mais sobre o marketing digital e seus outros canais? Leia nossa matéria clicando aqui!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s