6 TEDs para ajudar a aumentar sua produtividade (e seus conhecimentos)

Nossa lista de hoje traz 6 palestras sobre temas diferentes, mas que podem contribuir com o aumento da sua produtividade. Como seu cérebro presta atenção e como enxergar além de sua própria perspectiva para encontrar a verdade são alguns dos temas escolhidos. Vem aprender com a gente!

1 – O que acontece em seu cérebro quando você presta atenção? – Mehdi Ordikhani-Seyedlar

Estar atento ao que se faz pode aumentar, não só a produtividade, mas também, a qualidade daquilo que se produz. O neurocientista computacional Mehdi Ordikhani-Seyedlar fala sobre seu experimento utilizando os dois tipos de atenção presente nos humanos: a atenção que temos para onde nossos olhos se dirigem e a atenção focada no que acontece ao redor, mas não diante dos olhos. Entender como isso funciona pode ajudar você a otimizar seu local de trabalho, por exemplo.

2 – Como ver além da sua própria perspectiva e encontrar a verdade? – Michael Patrick Lynch

Somos bombardeados por informações constantemente nas redes sociais, em grupos do whatsapp ou em páginas do Facebook. Mas, como saber o que é verdade em meio a tantas notícias compartilhadas? De fato, tudo o que vemos em nossas redes faz parte de polarização, uma bolha de notícias alinhada com nossas preferências. Ousar conhecer e ousar entender são ideias para nos tirar da bolha e também para melhorar nossa produtividade de modo geral.

3 – Desconfie das histórias simples – Tyler Cowen

Quando contamos histórias, escolhemos o que entra em nossa fala e o que fica de fora. E esse filtro limita nossas histórias a 7 temas recorrentes: monstro, riqueza e pobreza, busca, viagem e retorno, comédia, tragédia e renascimento. Simplificar histórias a esses temas pode ser prejudicial, pois elimina detalhes importante e dá a história contornos que são definidos por elementos sociais, características que formam a bolha em que estamos inseridos. Pensar sobre isso ajuda nosso senso crítico a ir além da bolha e, principalmente, a não perder tempo com qualquer história.

4 – Não tenha medo de máquinas inteligentes. Trabalhe com elas – Garry Kasparov

“Não tenha medo de máquinas inteligentes” é um conselho dado por muitas pessoas diante da crescente evolução tecnológica e do receio pela mudança no mercado de trabalho. Mas, quem dá o conselho dessa vez é Garry Kasparov, o ex-campeão de xadrez (por 10 anos consecutivos) e que foi derrotado nos anos 90 pelo computador da IBM. Garry diz admirar os criadores do computador e dá dicas para que possamos vencer esse medo.

5 – Três maneiras de se planejar para o longo prazo – Ari Wallach

Estamos enfrentando muitos problemas atualmente que não podem ser resolvidos utilizando o modelo mental que temos disponível hoje. A visão de curto prazo tem sua função, mas pode atrapalhar seriamente o crescimento sustentável e, mais do que isso, pode ser responsável por tragédias. Para avançar para um futuro diferente do que temos agora, é necessário enxergar a longo prazo. Ari Wallach apresenta seu processo de reavaliar diferentes jeitos de pensar para que você consiga ver a longo prazo e não se esqueça dos seus planos.

6 – Três modos de identificar uma estatística ruim – Mona Chalabi

Estatísticas são uma realidade para você? Os números costumam assustar muita gente. Neste vídeo, Mona Chalabi ensina a ver além dos números. Ela dá dicas de como interpretar e principalmente entender plenamente o que estatísticas dizem. Esse vídeo pode ajudar você que trabalha com números a ter uma nova perspectiva. Para quem não tem muito contato com esse universo, as dicas são boas para conhecer mais.

Para acessar, basta entrar no canal do TED no Youtube!

Gostou? Temos mais listas que podem ajudar você! Veja essa sobre “Filmes que todo profissional de marketing deveria assistir”!

Curta nossa página! Vem seguir a gente no Instagram!

Um comentário sobre “6 TEDs para ajudar a aumentar sua produtividade (e seus conhecimentos)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s