Guia básico: Marketing digital para empreendedores

Começou seu e-commerce e ainda não sabe como divulgar na internet? Complementa a renda vendendo algum produto e queria alcançar mais clientes? Esse guia vai ajudar você a entender de forma geral os passos que devem ser realizados para começar a anunciar nos canais online!

Mas atenção, comunicação na internet não se restringe a postagem de materiais no Facebook. É necessário todo um planejamento para que seu objetivo seja atingido. Postar no Facebook é só uma das estratégias de marketing digital. Mesmo considerando apenas ela, é preciso conhecer a persona (cliente potencial) o mais detalhadamente possível.

Além disso, é importante realizar uma análise da página para pontuar os próximos passos, estudar a efetividade dos posts, pensar no atendimento ao cliente, e levantar quais ações devem ser implementadas. Portanto, o planejamento estratégico auxilia na forma de organizar as ações para atingir o objetivo da melhor maneira possível, minimizando erros e falhas de comunicação.

Dicas iniciais para sua efetividade online:

1 – Estudo e relatório

O relatório do estado atual da marca nas redes e nos múltiplos canais online deve ser feito para saber de onde partir. Caso a empresa ainda não tenha presença online, é preciso realizar um estudo para entender quem é o público daquele produto ou serviço e quais os canais frequentados por essas pessoas. A partir daí, pode-se definir a persona: é a ela que se deve dirigir.
Caso não saiba como criar a persona, converse com clientes que já compraram seu produto. Entenda seus hábitos, seus anseios e seus problemas. Encontre um padrão nas respostas deles. Se ainda não tem clientes, realize uma pesquisa de mercado com empresas especializadas ou faça pesquisas online. Existem diversos sites que criam formulários com perguntas, e um bom exemplo é o Google formulários

 

2 – Definição do objetivo

Um dos passos mais importantes é entender qual o objetivo real da marca para estar online. É, também, a partir dele que o planejamento das ações será feito. Muitas empresas têm dificuldade de enxergar seu objetivo com clareza. O objetivo pode aparecer disfarçado ou mesclado com ideias relacionadas. Por exemplo, algumas empresas afirmam que seu objetivo é conseguir mais curtidas no Facebook, mas, na realidade, elas precisam de curtidas de pessoas interessadas pela marca: o famoso tráfego qualificado (e não pessoas aleatórias). O reconhecimento de marca é o real objetivo, porque, sem ele, o perfil da empresa acaba não gerando valor suficiente (ou vendas, ou o retorno que a instituição necessita). Abaixo, uma lista de alguns objetivos que o marketing digital pode ajudar as empresas a atingirem.

– Reconhecimento de marca: Para companhias que desejam ser lembradas, querem que os clientes saibam quem ela é, ou aquelas que almejam ser vistas como autoridade no assunto e precisam de compartilhamentos e curtidas.  

– Engajamento com a marca: Para empresas que precisam de “fãs” ou pessoas que defendam a marca, que interajam, mas também provoquem interação com os assuntos relacionados à marca. Os fãs da Apple, por exemplo, são conhecidos por terem esse tipo de comportamento.

– Retenção de cliente: Para instituições que procuram uma forma de relacionamento com clientes que já compraram ou já conhecem a marca e seus produtos. Neste caso, objetiva-se manter aqueles que já fazem parte da base de clientes da empresa.

– Gerar Leads: Para empresas que querem que cliques virem vendas, interação ou indivíduos interessados pelo produto.

 

3 – Planejamento e organização

Planejar as ações seguindo um cronograma permite definir quais ações deram certo e quais necessitam de ajuste. Essa tarefa pode parecer simples, mas com o tempo e com o volume de material, ter controle ajuda a gerenciar melhor a produção de conteúdo, as estratégias, e, principalmente, a criar novas ideias a partir do background oferecido.

Para se organizar melhor, existem algumas ferramenta, como o Trello (controla os afazeres). 

 

4 – Monitoramento e análise

Monitorar o processo de acordo com a metodologia definida ajuda também a encontrar êxitos e falhas. Definiu sua persona? Escolheu a melhor estratégia? Montou o planejamento? Depois de implementar as ações, fique de olho no que funciona melhor com seus potenciais clientes. Estar preparado para ajustar a estratégia é importante, mas defina um período, pois alterações constantes não vão ajudar a identificar o erro claramente.

 

Metodologias

Agora que você viu o básico-comum a qualquer metodologia de planejamento estratégico para marketing digital, é hora de conhecer as metodologias mais utilizadas atualmente!

Inbound Marketing – é uma metodologia que se apoia em 4 pilares: atração, conversão, fechamento e encantamento. Se diferencia do marketing tradicional porque não espera um consumidor passivo, ao contrário, o inbound marketing atrai o consumidor através de seus interesses, dúvidas e necessidades.

Marketing de conteúdo – é uma maneira de engajar seu público, crescer sua rede de clientes e potenciais clientes por meio de conteúdo! Para isso, é preciso criar materiais que interessem diretamente essas pessoas. A dica é produzir conteúdo relevante para quem se interessa e no momento certo.

 

Canais

Essas metodologias utilizam os canais disponíveis atualmente. Entretanto, não basta escolher a metodologia que melhor lhe agrada e participar de todas as redes sociais, por exemplo. É preciso, como já foi dito acima, planejar! Abaixo, uma lista com os principais canais do marketing digital:

Redes sociais – Servem como divulgação do conteúdo produzido, dão maior alcance para a marca e aumentam também o engajamento. Existem inúmeras redes sociais, mas realize um estudo para entender quais funcionarão melhor para sua empresa.

E-mail Marketing – serve como e-mail marketing promocional, atua como fluxo de nutrição de clientes e novos clientes e ajuda no pós-venda.

Marketing em sistemas de buscas (SEO) – Trazer melhorias para o site e criar conteúdo pensando nas regras dos sistemas de buscas ajuda seu site a ter boa colocação nas buscas.

 

Gostou? Leia outros conteúdos em nosso blog para aprender mais!
Quer receber novidades em primeira mão? Deixe seu e-mail ali do lado ->

Estamos também no Facebook e no Instagram, conheça nossas páginas!

4 comentários sobre “Guia básico: Marketing digital para empreendedores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s