O que é inbound marketing?

O inbound marketing é conhecido por ser o marketing da atração e fidelização. Isso significa que, ao contrário do outbound marketing, em que o objetivo é trazer clientes oferecendo produtos ou serviços, o inbound atrai por meio do conteúdo certo no momento certo.

O inbound se apoia em 4 pilares, e a análise deve ser feita em todas as etapas. Assim, é possível perceber possíveis problemas e arrumá-los.

1 – Atração: nessa fase, a dica é produzir conteúdo do topo de funil para atrair o máximo de tráfego qualificado possível. Canais interessantes que podem ser utilizados são os blogs, o uso de palavras-chave, o social publishing, entre outros.

2 – Conversão: um dos elementos mais valiosos que o inbound marketing pode trazer é a lista de e-mails de clientes e potenciais clientes. Nessa fase da conversão, captar e-mails é uma boa ideia, principalmente porque o potencial cliente já identificou o problema e está em busca de conteúdos mais detalhados. Dessa maneira, é aconselhável usar formas de captar o contato do possível cliente através de landing pages, call-to-action ou mesmo formulários. Ofereça conteúdos aprofundados, mas pensar na continuidade desses materiais é essencial.

3 – Fechamento: Negócio fechado? Ainda é possível manter contato com o cliente. Boas opções de canais de contato são e-mails e CRM (gerenciamento de relacionamento com o cliente). Mantenha o fluxo de trabalho!

4 – Encantamento: O trabalho ainda não acabou! Ofereça conteúdos inteligentes, isto é, mande conteúdos específicos para clientes específicos.

 

O que é conteúdo certo e qual o momento certo?

Quem já pesquisou sobre um produto ou serviço na internet antes de comprar? Pois é, muitas vezes, o potencial cliente realiza buscas na rede e enfrenta uma jornada até descobrir qual é o produto ideal para sua necessidade. É com essa jornada que o inbound marketing trabalha, fornecendo conteúdo de qualidade que ajude a resolver as dúvidas dos potenciais clientes e esteja disponível quando o usuário buscar algum conhecimento.

 

Melhores práticas no inbound!

Existem melhores práticas para o uso eficiente do inbound. Primeiramente, o uso de buyer personas é essencial! Identificar um padrão dos clientes e potenciais clientes ajuda a focar a produção de conteúdo nos temas que atraem e convertem, e também a pensar a melhor estratégia. Refletir sobre como o potencial cliente age, seus interesses, dúvidas, necessidades e problemas contribui para a empresa entregar aquilo que é de interesse dele.

Outro ponto importante para o desenvolvimento de conteúdos e estratégias é a jornada de compra do cliente. A jornada de compra normalmente funciona em 3 etapas: conhecimento, consideração e decisão. Fazer um estudo de palavras-chave de cada etapa reflete na produção de conteúdo de interesse do cliente e pode fazer com que ele sempre volte ao site para navegar em temas semelhantes até que a conversão aconteça.

Conteúdo bem feito, mas sem divulgação, não chega até quem precisa! Por isso, divulgue o material produzido em redes sociais e também utilize estratégias de SEO para que o potencial cliente chegue até o conteúdo.

 

Algumas estratégias de inbound marketing

– Marketing de conteúdo: a ideia aqui é produzir material que possa educar, entreter ou ensinar o que os clientes de determinada marca queiram saber, o que contribui para o reconhecimento da mesma e, consequentemente, para as vendas do produto ou serviço oferecidos. O conteúdo precisa ser elaborado para a buyer persona e com o intuito de sanar as dúvidas e questões que a cercam.

– Redes sociais: As vantagens da utilização de estratégias que usam redes sociais são inúmeras, como o grande número de usuários, a facilidade de promoção e a forma diferenciada de relacionamento com o cliente, por exemplo.

– E-mail marketing: Se, antes, as empresas enviavam e-mails para listas compradas e contavam com a sorte, hoje em dia, as listas são da própria empresa (de clientes que já compraram ou têm interesse comprovado nos produtos oferecidos).

– Marketing em sistemas de buscas: Colocar sua empresa na primeira página dos motores de buscas, como o Google, é uma tarefa que exige estratégia e conhecimento. Comprovadamente, empresas que aparecem nos primeiros lugares têm mais chances de atrair público interessado.

– Conversão: Relação entre os Leads que realizaram determinada ação (compraram o produto, leram o texto, baixaram o ebook, assistiram ao vídeo) e os Leads que visitaram a página. Estratégias que visam à conversão são importantes para que o cliente conclua a ação que a marca precisa para atingir seu objetivo.

Gostou?  Curta nossa página e fique por dentro de novidades!

Também estamos no Instagram! Vem!

4 comentários sobre “O que é inbound marketing?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s