Dicas para empresas obterem sucesso no Instagram

Instagram para negócios

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizada no Brasil e que apresenta características importantes para quem tem um negócio de apelo visual, como roupas, acessórios e produtos de moda em geral. Um desafio para quem quer estar no Instagram é conseguir sempre manter conteúdos visuais para a rede. Empresas prestadoras de serviços por exemplo, têm dificuldade em manter uma regularidade de posts de qualidade. As dicas de hoje podem ajudar quem tem um negócio e precisa estar nessa rede social!

 

Quem deve estar no Instagram?

A pergunta que você deve se fazer é: meu potencial cliente está no Instagram? Se a resposta for sim, é necessário desenvolver um planejamento para produção de conteúdo para a rede respeitando suas especificidades. Como o Instagram privilegia conteúdos visuais, pense em fazer imagens de qualidade, que atendam as expectativas do potencial cliente e que respondam suas dúvidas.

Se o potencial cliente não estiver no Instagram, utilizar a rede pode despender tempo, dinheiro e não trazer o retorno esperado.

 

Conta pessoal ou conta de marca?

Muitas marcas pequenas ainda utilizam uma conta pessoal para gerir sua empresa, entretanto, a conta específica para marcas apresenta algumas vantagens. A principal delas é o acesso a informações de alcance dos posts, visualizações do perfil, impressões, entre outras. Além disso, o Instagram fornece dados demográficos dos seguidores (faixa etária, gênero e localização), o que ajuda a pensar na melhor estratégia. Na conta de marca, ainda é possível promover conteúdos.

 

Conteúdo: Texto

Por mais que o Instagram seja uma rede visual, é preciso ter cuidado com o texto postado. Textos muito longos não são apropriados para a rede, apesar de terem sua importância. A dica é sempre pensar na persona a que a marca se dirige. Assim, fica mais fácil planejar a maneira de escrever e, principalmente, a quantidade de texto que será usada.

 

Uso de hashtags (#)

Hashtags são ótimas formas de trazer visitantes para a página no Instagram. Colocar hashtags que tenham a ver com o tema postado traz pessoas que buscam esse tipo de conteúdo. Entretanto, deve-se ter cuidado para não exagerar no uso. 

A forma de utilizar as hashtags também deve ser consciente: #dessaformaaleituraéconfusa e também, #dessa #forma #fica #em excesso #e #pode #gerar #confusão.

O segredo do uso de hashtags é pensar nas palavras-chave que a persona poderia buscar no Instagram e que também tenha a ver com o conteúdo postado. Por exemplo, postamos recentemente o texto “O que é inbound marketing” em nossas redes sociais. No Instagram, postamos uma imagem convidativa para o texto e utilizamos as hashtags #inbound #planejamento #marketingdigital, pois nosso objetivo era trazer pessoas que estivessem buscando por esses temas.

Inbound marketing da Lumiar Social

Outro meio de trazer usuários é usar hashtags populares, como #tbt, #bomdia, #happy, #work, #nature, entre diversas outras. Mas, fique atento, porque as pessoas podem chegar até você e perceber que o conteúdo não condiz com a tag utilizada, o que pode ser ruim para sua empresa.

Por isso, faça o uso inteligente das hashtags, e tire o melhor dessa ferramenta que pode ajudar bastante na popularização do conteúdo.

 

Conteúdo: Imagem

Muitas empresas do setor de serviços que não possuem blog têm dificuldade em manter o Instagram por não produzirem imagens suficientes. Nesse caso, faça uma análise e veja se seu cliente potencial está no Instagram. Se ele não estiver e for custoso para você continuar a produzir material para a rede, não vale a pena.

 

Oportunidades

Além de ser diferente de outras redes, por possuir a imagem como conteúdo principal, o Instagram também oportunizou que novas experiências pudessem ser criadas ao implementar o uso do “stories”. Quer inovar na produção? Pense em novas formas de aproveitar o “stories” para além do post comum. Algumas empresas utilizam como forma de colocar links no Instagram, burlando uma dificuldade do formato da própria rede, que não permite que links sejam postados.

 

Gostou das dicas? Acompanhe nosso blog! Temos Facebook e Instagram também! Nos siga!

 

Um comentário sobre “Dicas para empresas obterem sucesso no Instagram

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s