Como gerar tráfego qualificado para seu site

Tráfego qualificado

Tem um site pessoal e quer aumentar o tráfego qualificado? Começou uma empresa, criou um site, mas ainda não atraiu público realmente interessado por seus conteúdos? O texto de hoje vai trazer algumas dicas para ajudar a atrair tráfego orgânico para seu site!

 

O que é tráfego qualificado?

Tráfego qualificado é aquele composto por pessoas que realmente se interessam pelo conteúdo. Muitas vezes, produzimos materiais que atraem diversos tipos de pessoas. Isso contribui para reconhecimento do site, mas como fazer com que mais pessoas interessadas pelo produto venham até você?

 

Dicas para atrair tráfego qualificado

1 – Determinar suas metas

Uma das dicas mais importantes aqui é definir suas metas. Definir as metas ajuda a determinar se as ações estão atingindo o objetivo esperado. Além disso, com uma meta estipulada é possível também estabelecer os KPIs  que vão determinar se as estratégias estão surtindo o efeito desejado.

2 – Funil de vendas – Conteúdo de topo de funil e CTAs para próximos conteúdos

A ideia principal do funil é que cada pessoa está em um estágio diferente de compra. No topo do funil, estão aquelas pessoas que entraram no site impulsionadas, por exemplo, por algum conteúdo chamativo, mas que, muitas vezes, nem identificaram ainda que possuem um problema que pode ser resolvido por meio do serviço oferecido pela sua empresa. Assim, a dica para gerar tráfego qualificado, neste caso, é continuar com conteúdos de topo de funil, atrativos, com títulos bem construídos, e que, principalmente, entreguem aquilo que prometem.

O destaque aqui vai para os CTAs e a disponibilidade de matérias com temas semelhantes que deem continuidade ao assunto que atraiu aquele usuário. Isso faz com que a pessoa fique mais tempo dentro do site e navegue pelos seus conteúdos, tornando o portal uma referência sobre o assunto para aquele visitante. Além disso, essa navegação pode virar uma possível venda.

A imagem abaixo ilustra como pode ser feito um CTA que convida o usuário para assinar o conteúdo por e-mail e também como dispor outros conteúdos (as matérias relacionadas, no caso).

3 – SEO – Destaque para seu site em sistemas de buscas

Além da parte técnica, que tem a possibilidade de ser implementada até mesmo por pluggins disponíveis em hosts como WordPress, por exemplo, existem práticas que podem ser usadas por qualquer pessoa.

Quem busca determinado tema em sistemas de buscas sabe o que procura. Ao contrário de quem clica em um blog post divulgado em redes sociais com um título chamativo, quem busca conteúdo específico e chega ao seu site já é alguém mais interessado pelo tema. Assim, estar nos primeiros lugares nas pesquisas dos motores de buscas é muito importante para atrair esse tipo de tráfego.  

Para o Google, utilize títulos de 50 a 60 caracteres. Títulos maiores não são mostrados na íntegra. Não utilize a palavra-chave muitas vezes, pois os algoritmos do Google não consideram uma boa prática.

Outra dica são os guest blogging, já que blog posts linkados em outros sites ganham importância maior, e seu texto é visto como uma referência de qualidade pela ferramenta e recebe mais destaque. Fazer links internos, para textos do próprio site, também é uma prática recomendada.

O texto alternativo das imagens, Alt Text (Alternative Text), ou a descrição dos componentes visuais da imagem, é uma ferramenta interessante, porque muitas vezes a busca acontece por imagens. Ter uma imagem entre as primeiras também pode trazer tráfego qualificado para seu site.

Curtiu nossas dicas? Tem mais no blog!

Estamos no Facebook e no Instagram também! Sempre com conteúdo de qualidade!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s