Glossário de Marketing Digital

Glossário de marketing digital

“Como atrair mais leads?”
“Vamos trabalhar para aumentar o  tráfego orgânico.”
“Precisamos desenvolver CTAs para colocar nos textos do blog da semana.”
“Como otimizar o SEO do texto para ter uma colocação melhor nas buscas?”

Entendeu alguma coisa? Se sim, ótimo! Se não, a gente pode te ajudar! Preparamos um glossário com os termos utilizados no mundo do marketing digital. Como a evolução nessa área é extremamente rápida, este material estará sempre passando por atualizações para deixá-lo cada vez mais completo e ser uma referência para quem procura tirar dúvidas sobre o significado de algumas palavras e expressões. Fique ligado(a)!

Alt Text (Alternative Text ou texto alternativo): O texto alternativo é a descrição dos componentes visuais da imagem na internet. É uma ferramenta interessante de SEO, porque muitas vezes a busca acontece por imagens. Ter uma imagem entre as primeiras também pode levar tráfego qualificado para seu site.

Automação de Marketing: É basicamente transformar algumas tarefas em ações automatizadas para agilizar o trabalho. Um exemplo disso é o disparo de e-mails para determinado público para criar relacionamento com o mesmo.

Banner: É a publicidade veiculada em portais, sites e blogs. Pode ser imagem, interativa ou conduzir o usuário para outras páginas.

CAC (Custo de Aquisição de Cliente):  Esse indicador mostra quanto custa adquirir novos clientes. Para calculá-lo, é necessário somar o investimento em vendas com o investimento em marketing e dividir pelo número de clientes conquistados.

 

Conversão: É um tipo de medida que contabiliza as ações dos usuários e se eles se comportaram da maneira que a empresa deseja, como, por exemplo, preencheram um formulário, efetuaram uma compra, fizeram o download de um material.

CRM (Customer Relationship Management): É o chamado gerenciamento de relacionamento com clientes, ou seja, é o tipo de abordagem centrado no cliente. Além disso, CRM se refere, muitas vezes, a softwares que administram e organizam informações de contatos.

CRO (Conversion Rate Optimization): É a otimização de taxa de conversão, o que significa justamente as estratégias que procuram aumentar a taxa de conversão do site (usuários que compraram o produto ou serviço e leads gerados são exemplos).

CTA (Call-To-Action): Significa a “chamada para ação”. É um texto ou uma frase que estimula as pessoas a realizarem determinada ação, como clicar em um link, baixar determinado material, aproveitar uma oferta ou cadastrar o e-mail.

Geração de Leads: Significa converter os visitantes do site em leads.

Guest Post: É aquele post em site ou blog escrito por um convidado. A página cede um espaço para pessoas, geralmente especialistas, que não são autoras do site escreverem artigos que agreguem conhecimentos.

Ebook: É o famoso livro eletrônico. No caso do marketing digital, é muito utilizado para abordar assuntos relacionados à área da empresa, contendo, portanto, informações mais aprofundadas que nos posts do blog, por exemplo. Além disso, é uma maneira de gerar leads e desenvolver relacionamento com os clientes.

Edge Rank: O algoritmo do Facebook que trabalha no sentido de determinar se um post é relevante ou não para aparecer no feed de notícias do usuário. São levados em conta três fatores principais: quando a postagem foi feita (há mais tempo, menos chance de aparecer), o formato do post (imagem, texto, link, vídeo) e a afinidade (se houve interações preliminares com a fanpage).

Engajamento: É o envolvimento dos usuários com a publicação de uma marca (respostas, comentários, likes, cliques, compartilhamentos). Pessoas muito engajadas são espécies de fãs, que defendem a marca, interagem e provocam interação com os assuntos relacionados à empresa. Os fãs da Apple são ótimos exemplos disso.

Funil de vendas: Forma de organizar melhor a produção de conteúdo. O funil é dividido em três estágios, conforme a potencialidade dos clientes. O Topo do Funil (ToFu – Top of the funnel) destina-se a materiais mais abrangentes e introdutórios,com uma visão mais geral sobre determinados assuntos, que buscam alcançar mais usuários. É o conteúdo de atração. Já o Meio do Funil (MoFu – Middle of the funnel) é o estágio intermediário, quando a pessoa começa a interagir de alguma forma. Portanto, o conteúdo é mais aprofundado e técnico. É também nesse estágio que se procura gerar demanda pelo serviço ou produto, dando soluções para algum problema e direcionando o cliente. Por último, o Fundo do Funil (BoFu – Bottom of the funnel) designa a parte final do processo, ou seja, a da conversão do lead em cliente que vai consumir o que é oferecido. Portanto, os materiais devem sanar dúvidas específicas e apresentar o motivo do usuário adquirir aquela solução.

Inbound Marketing: É uma metodologia que se apoia em 4 pilares: atração, conversão, fechamento e encantamento. Se diferencia do marketing tradicional porque não espera um consumidor passivo, ao contrário, o inbound marketing atrai o consumidor através de seus interesses, dúvidas e necessidades.

KPIs (Key Performance Indicators): São os indicadores chave de performance, aqueles dados utilizados para medir o andamento e eficácia de ações de marketing digital.

Landing Page: A chamada página de aterrissagem, ou a porta de entrada para o site da empresa. É comum utilizar uma página com formulário (para que usuários do site deixem seus contatos) para conversão de visitantes em leads.

Lead: O famoso potencial cliente, aquele usuário que se interessou pela empresa, seus produtos e serviços, e preencheu seus dados (nome, endereço, e-mail) em um formulário de conversão. Esse lead deverá receber informações e conteúdo específico por meio do funil de vendas, se transformando em cliente futuramente.

LTV (Lifetime Value): Mede o total de ganhos que você tem com cada cliente. Para calcular, basta multiplicar o valor do ticket médio pelo tempo de retenção do cliente. Postamos um artigo com exemplos que explica como realizar esses cálculos. Você pode acessá-lo aqui.

Marketing de conteúdo: É uma maneira de engajar seu público, crescer sua rede de clientes e potenciais clientes por meio de conteúdo! Para isso, é preciso criar materiais que interessem diretamente essas pessoas. Produzir conteúdo relevante para quem se interessa e no momento certo.

Marketing digital: São ações de comunicação, nos meios online, realizadas por meio de planejamento e que tem o objetivo de atrair, converter, relacionar e encantar clientes.

Mídia espontânea: É o tipo de conteúdo criado pelos fãs ou usuários de alguma empresa ou marca e não por ela mesma. O nome espontânea vem justamente daí: a companhia não produz aquele material e nem precisa pagar por ele.

Reconhecimento de marca: Quando a companhia é lembrada, e o cliente sabe quem ela é. Para aquela empresa que é vista como autoridade no assunto.

 

ROI (Retorno Sobre o Investimento): Mede o retorno sobre o investimento feito em marketing, e pode ser aplicado em outras áreas, como eventos, por exemplo. O cálculo é simples: basta subtrair a margem de lucro sobre cada venda do total do custo de investimento e dividir pelo custo total do investimento.

SEO (Search Engine Optimization): É a otimização das ferramentas de busca, ou seja, conjunto de procedimentos e estratégias para melhorar o posicionamento de uma página nos motores de buscas, como o Google. Levar melhorias para o site e criar conteúdo pensando nas regras dos sistemas de buscas ajuda a página a ter boa colocação nesses mecanismos.

Tráfego Orgânico: É aquele tráfego decorrente do bom posicionamento orgânico (ou gratuito) nos motores de busca. Ele é gratuito, ou seja, pode vir também das redes sociais (sem patrocínio), de acessos diretos no blog ou até mesmo por meio de compartilhamentos realizados por fãs.

Gostou deste glossário? Ele te ajudou a entender melhor o mundo do marketing digital? Vamos sempre atualizá-lo com novos termos para que ele fique cada vez mais completo! Se quiser receber as notificações, é só cadastrar seu e-mail (“Seguir o blog via e-mail”, só rolar a página para cima). Nos acompanhe pelo Facebook e pelo Instagram! Tem sempre novidades fresquinhas nas nossas páginas!

Um comentário sobre “Glossário de Marketing Digital

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s