O que é SEO?

Lumiar social o que é SEO

Estratégia bastante utilizada no marketing digital, o Search Engine Optimization, ou otimização para sistemas de buscas, visa alcançar boas posições orgânicas e, assim, gerar tráfego para seu blog ou site. No texto de hoje, vamos apresentar algumas estratégias de SEO para alavancar seu negócio!

Por que utilizar SEO?

Essa estratégia ajuda seu posicionamento dentro do Google, o buscador mais utilizado. Inúmeros estudos já mostraram que ficar nas primeiras posições das pesquisas ajuda a empresa a receber mais tráfego. Além disso, se o site tiver bom conteúdo, aqueles usuários podem permanecer mais tempo navegando na página e se tornarem, quem sabe, potenciais clientes. Um bom conteúdo contribui com o engajamento e também transforma o site em referência.

Como utilizar essa estratégia?

Algumas dicas que vamos dar aqui podem ser empregadas sem que você precise entender de palavras-chave ou de aspectos muito técnicas. Até porque, existem sites que já veem com plugins que facilitam a parte técnica do SEO. Vamos abordar as características que um texto precisa apresentar para poder figurar nos primeiros lugares do Google:

 

  • Especificidade: Quanto maior a especificidade do tema daquele texto, maior a chance de conversão e menor o volume de concorrência que aquele tema tem. Palavras-chave de calda longa como “Tênis de corrida feminino com amortecimento para coluna” criam um universo tão específico, que quem busca por esse tipo de calçado já sabe muito bem o que quer e tem mais possibilidade de comprar o produto. Por isso, a dica aqui é produzir conteúdo específico! Afinal, pense em quantas ocorrências a palavra “Tênis” já tem: são muitos sites brigando por essa palavra. Seja esperto e foque naquilo que cerca esse universo.

 

  • Estrutura do texto: O Google consegue detectar qual texto é uma lista, qual post só tem imagens, entre vários outros aspectos do formato. Facilitar esse trabalho é bem simples. Normalmente, as pessoas apenas copiam e colam o conteúdo do editor de texto para o editor de publicação e acabam não formatando devidamente. Não é a toa que o editor de texto tem vários tamanhos de cabeçalho, por exemplo. Cada um  tem uma importância dentro da busca. O botão de criar listas, quando usado, já aponta para os buscadores que aquele texto é uma lista.

 

  • Imagens: Colocou imagens dentro do seu texto? Não esqueça de descrevê-las no campo “texto alt”. Quando uma pessoa busca “Tenis de corrida feminino com amortecimento para coluna”, aparecem textos, imagens e vídeos. Caso o seu conteúdo ainda não esteja nos primeiros lugares da pesquisa, colocar o “texto alt” na imagem faz com que ela tenha mais chance de aparecer no início da busca. São duas oportunidades de estar nos primeiros lugares.

 

  • Links: O Google costuma dar destaque a textos que são referenciados em sites populares, com muito tráfego. Assim, a prática do guest blogging tem sido cada vez mais comum. Isso significa que é possível fazer parcerias de conteúdo entre sites mais populares que escrevem sobre o mesmo tema, e, assim, conseguir um melhor posicionamento.

 

  • Bons textos:  Um título bem feito, que utilize as palavras-chave, também é importante. A palavra-chave deve aparecer também na URL do post, no corpo do texto (sem exageros) e no “texto alt” da imagem, como já mencionamos. Além disso, o texto deve ter um tamanho considerável, afinal, ninguém cria bom conteúdo, que responda às dúvidas do possível cliente, com apenas 100 caracteres. Leve em conta também a experiência do usuário dentro do seu conteúdo: utilize espaços quando necessários, intertítulos, e faça seu conteúdo ser de fácil consumo.

 

  • Mobile friendly: Sites que sejam amigáveis para aparelhos móveis também ganham destaque. Boa parte das pesquisas acontece via celular ou tablet. Sites que não sejam de fácil acesso via aparelhos móveis não agradam ao usuário e nem facilitam seu uso.

 

Gostou das dicas? Fique por dentro de tudo que rola no blog! Tem muito mais no nosso site!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s