Chocolaterapia: a paixão por cozinhar que virou empreendimento

lumiar social brigaderia chocolaterapia

A estudante de Ciências Contábeis Yasmin Liquer Navarro (22) produz toda semana brigadeiros gourmet de diversos sabores para a sua Brigaderia Chocolaterapia, de Juiz de Fora (MG). O intuito é oferecer uma variedade de produtos aos clientes. Após a escolha do “menu semanal”, Yasmin posta nas redes sociais os sabores selecionados e as pessoas encomendam de acordo com o gosto. Apesar da brigaderia não ter nada a ver com a área de atuação da estudante, o investimento nesse ramo aconteceu por conta da paixão pela cozinha de Yasmin: “fazer brigadeiros é uma terapia pra mim. Logo, se entende o nome do empreendimento. Me sinto extremamente feliz, calma e tranquila quando estou cozinhando a massa e enrolando os brigadeiros. Tudo é feito com muito carinho e dedicação”, conta.

Como trabalha em tempo integral e faz faculdade à noite, a Chocolaterapia é o segundo trabalho de Yasmin, mas ela não tem intenção de parar, tanto que, quando falta tempo, a doceira cozinha durante a madrugada. Atualmente, as maiores dificuldades são em relação aos fornecedores e ao tempo. “Quando comecei a fazer os brigadeiros, comprava os materiais aqui na cidade, e ficava muito restrita a marcas e preços. Recentemente, investi em uma compra grande fora da cidade, porém existem fatores que acabam atrapalhando um pouco isso, como a entrega, que muitas vezes não chega no prazo previsto, ou a mercadoria chega avariada, e o clima, pois chocolate é um ingrediente que quando exposto ao calor acaba derretendo”, diz.

Mesmo com os obstáculos, cozinhar é uma das coisas que Yasmin mais gosta de fazer. A estudante já havia participado de cursos de brigadeiros, e foi durante as férias da faculdade que colocou em prática a atividade, após vários testes de sabor com o namorado e a mãe: “confesso que a aceitação foi melhor do que eu esperava, visto que aqui na cidade temos grande diversidade desse produto e a maioria já tem seus clientes fixos, mas o pessoal gostou bastante e o resultado tem sido muito bom”.

“Se você tem uma meta, mantenha o foco e dê sempre um passo de cada vez, não atropele as etapas, tem lugar para todo mundo”

A gestão eficiente é uma das preocupações de Yasmin, assim como manter o planejamento, definir metas e se comprometer com as encomendas. Além disso, a empreendedora atenta para as despesas e procura separar o dinheiro proveniente das vendas para investir novamente na criação de novas delícias. Por isso, ela defende que nenhum empreendimento “anda sozinho”, e “é preciso estar sempre presente. Como oportunidade eu vejo a inovação, crescimento, capacitação, demanda e o marketing social”.

Falando em marketing, a Chocolaterapia está presente no Instagram e no Facebook e a jovem considera as redes sociais essenciais para a divulgação e a interação com os clientes, principalmente, por “serem práticas, fáceis de usar e por terem bastante acesso pelos usuários, que acabam vendo o produto/trabalho e se interessando. Tento postar com bastante frequência, mas acaba que tem dia que não consigo, sempre existe uma preocupação em relação a mostrar o seu trabalho e a forma como ele é feito. Quando se trata de algo comestível, precisa ter uma boa aparência e transmitir para as pessoas que é um produto confiável”, afirma.

Para Yasmin, foco e paciência são muito importantes. De acordo com ela, nenhum empreendimento começa do topo e a caminhada é longa. “Todo mundo passa por dificuldades e problemas, especialmente no início, então é necessário manter a calma e ter persistência. Pode demorar uma semana, um ano ou muito mais que isso para o negócio se tornar algo grande e de muita visibilidade, mas se você tem uma meta, mantenha o foco e dê sempre um passo de cada vez, não atropele as etapas, tem lugar para todo mundo”, completa.

E, aí?! Se inspirou por essa história? Conhece alguém que tem seu próprio negócio e tem vontade de contar sua trajetória? Fale com a gente! Estamos no Facebook e também no Instagram! Você tem vontade de empreender também? Acompanhe os nossos personagens semanais: a série continua na próxima terça-feira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s