Dicas para vender através do Facebook + Case

loja virtual facebook

A alternativa online tem sido explorada como nunca nos últimos tempos. Explico: muitas vezes temos ideias para aumentar nossa renda no final do mês e vemos na internet uma forma de negócio rápido e prático. Entretanto, podemos esbarrar em problemas técnicos. As dicas aqui pretendem ajudar você que quer vender pelo Facebook, (seja artesanato, roupas usadas, bolos, doces, enfim, produtos feitos por você) mas tem dificuldade em realizar esse processo.

Muitas pessoas criam páginas, sites, e-commerces, aplicativos e etc, e esperam que o sucesso e a popularidade aconteça no momento da publicação oficial. Além do planejamento, é necessária uma boa estratégia de marketing para que se alcance o sucesso!

 

1 – Perfil pessoal X página

Uma das primeiras dúvidas de quem quer começar a vender seus produtos online é se deve primeiro postar no seu perfil pessoal para ter o feedback de amigos. Muitas pessoas optam por fazer dessa forma, principalmente quem ainda não tem uma visão ampla do negócio e não consegue vê-lo como algo forte, sustentável e de futuro.

Acredita no potencial do negócio? Então, criei uma página, defina uma boa foto de perfil e de capa e comece a divulgar seus produtos de maneira mais profissional. As vantagens são inúmeras, além de criar identidade para o produto, também mostra profissionalismo frente ao consumidor. Além disso, é possível ter uma série de informações sobre seus posts, como alcance, curtidas, segmentação demográfica, visualizações dos vídeos de acordo com o tempo de exibição, e, assim, controlar melhor o conteúdo oferecido.

 

2 – Meus posts não têm um alcance relevante

Fez a página? Seus posts ainda estão com pouco alcance? Comece convidando seus amigos para compartilharem seus produtos. Divulgue também em grupos que tenham relação com o produto. Utilize as informações fornecidas pelo próprio Facebook para saber qual conteúdo funciona melhor. Pense numa estratégia baseada nessas informações.
Ainda assim, seus posts não têm um bom alcance? É hora de pensar em patrocinar seus posts!

 

3 – Tipo de página

Quando se cria uma página no Facebook, algumas opções são oferecidas como: negócio local; empresa, organização ou instituição; marca ou produto; entretenimento; entre outros. Fazer essa escolha também determina alguns recursos da página. A tabela abaixo, retirada do próprio Facebook, ilustra quais recursos estão disponíveis de acordo com a categoria da página:

lumiar social

Case: Colabora brechó

O Colabora Brechó é, assim como o nome sugere, um brechó colaborativo. Ele foi criado para reunir pessoas que tivessem roupas para vender e complementar a renda. O Colabora Brechó existe há apenas um mês (criado em novembro de 2017), e a ideia é que sua página no Facebook funcione como um shopping, sendo cada álbum uma de suas lojas. Assim, as donas da página são responsáveis por coordenar cada lojinha, cuidar da divulgação e as lojinhas são de responsabilidade de suas donas. Cada produto, venda e entrega é de responsabilidade das vendedoras.
O Colabora utiliza a categoria de negócio local para ter mais funcionalidades.

Atualmente, conta com quatro lojas, e, diariamente, recebe pessoas interessadas em ter sua lojinha. A participação das lojinhas é gratuita.

As estratégias utilizadas na divulgação, por enquanto, são simples e não envolvem mídia paga. Todos os dias são oferecidas peças em promoção, e os produtos são compartilhados em grupos relacionados. Além disso, o compartilhamento é sempre incentivado para aumentar o alcance.

 

Gostou? Quer virar um expert em vendas pelo Facebook? Acompanhe nosso blog! Tem muita informação lá! Também estamos no Facebook e no Instagram!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s