9 filmes e séries com lições sobre marketing

lumiar social

Que tal aproveitar que o final de semana está chegando, fazer aquele balde de pipoca e começar a assistir a essa lista de filmes e séries preparada pela Lumiar?! As produções trazem lições valiosas para quem trabalha com marketing! Vem se divertir com a gente, mas sem deixar de aproveitar essas dicas importantes do mundo do marketing e das vendas!

  1. Mad Men – 2007-2015 (7 temporadas)

A série americana, criada e produzida por Matthew Weiner, é ambientada em uma agência de publicidade fictícia de Nova Iorque, na década de 1960, a Sterling Cooper. O personagem principal da trama é o diretor de criação da empresa Don Draper (Jon Hamm), e a história se desenvolve também ao redor das vidas dos outros empregados da agência e das mudanças que acontecem nos Estados Unidos na época. Com o lema “não importa o que você é ou o que quer, mas sim como você se vende”, Mad Men tem sete temporadas e ganhou diversos prêmios, entre eles, quinze Emmys e quatro Globos de Ouro.

mad men

  1. À procura da Felicidade (The Pursuit of Happiness) – 2006 (118 minutos)

O drama, dirigido por Gabriele Muccino, é baseado em uma história real, e conta a luta de Christopher Gardner (Will Smith) para superar sua situação financeira complicada. Em sua empreitada, Gardner cria seu filho de 5 anos sozinho, estagia em uma grande corretora de ações e cria estratégias de marketing para vender equipamentos médicos. Além de dar lições valiosas sobre vendas, o filme nos inspira a ter perseverança na carreira e a não desistir dos sonhos.

a procura da felicidade

3. The Crazy Ones – 2013-2014 (1 temporada) 

Essa série de comédia se passa em Chicago, na agência publicitária Roberts & Roberts, e retrata a vida dos funcionários da companhia e a relação do dono da agência Simon Roberts (Robin Williams), um criativo, imprevisível e bem sucedido publicitário e sua filha Sydney Roberts (Sarah Michelle Gellar), que é mais responsável e focada. A série, por ser uma comédia, acaba mostrando o mundo da publicidade de uma maneira mais leve.

the crazy ones

  1. Art & Copy – 2009 (90 minutos)

Dirigido por Doug Pray, é um documentário que traz depoimentos de alguns dos publicitários mais influentes da década de 1960, entre eles, Lee Clow, Dan Wieden, David Kennedy, Mary Wells e Jeff Goodby, responsáveis por campanhas famosas como a da Nike (“Just Do It”) e a da Apple (“Think Different”), e discute a influência da publicidade nas nossas vidas até hoje.

art and copy

  1. Rede de intrigas (Network) – 1976 (121 minutos)

Esse filme é um clássico da década de 1970 e venceu três Oscar e quatro Globos de Ouro. Howard Beale (Peter Finch) é o âncora de uma rede de televisão americana e recebe a notícia que será demitido por conta da baixa audiência do seu programa. Ele anuncia no ar, então, a sua saída da emissora e que irá cometer suicídio ao vivo na próxima semana, o que faz com que os índices de audiência subam novamente. Howard é afastado, mas, por conta do apelo do público, ele volta encarnando o personagem de profeta louco e é bem recebido pelos espectadores. O filme levanta a reflexão sobre a aproximação do jornalismo e do marketing e sobre os limites éticos desse tipo de relação.

rede de intrigas

  1. Amor por Contrato (The Joneses) – 2010 (96 minutos)

O longa, dirigido por Derrick Borte, narra a história de uma “família perfeita” que se muda para uma pequena cidade e passa a ser vista como exemplo pelos outros moradores do lugar, influenciando o consumo de todos. A família Jones é, na verdade, funcionária da empresa Lifelmage, e a nova jogada de marketing da companhia para inserir famílias no mercados de luxo. “Amor por Contrato” é um filme interessante porque ilustra o poder das estratégias de marketing bem pensadas.

amor por contrato

  1. Fome de Poder (The Founder) – 2016 (115 minutos)

O filme conta a história da ascensão do McDonald’s, e como o vendedor de Illinois Ray Kroc (Michael Keaton) comprou uma parte dos negócios dos irmãos Richard e Maurice “Mac” McDonald, e, aos poucos, os tirou da rede, a tornando um enorme símbolo do fast food mundial. Apesar dos conflitos éticos, o filme ensina algumas lições sobre vendas, como, por exemplo, seja persistente, venda o que realmente vende e seja rígido com os padrões de qualidade.

fome de poder

  1. O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street) – 2013 (180 minutos)

Estrelado por Leonardo DiCaprio, “O Lobo de Wall Street” conta a história do corretor da bolsa de valor dos Estados Unidos Jordan Belfort. O filme é uma grande lição sobre o mundo do marketing e das vendas, já que Jordan sabe como ninguém atrair a atenção, convencer as pessoas, formar uma boa equipe e trabalhar o posicionamento de marca da melhor forma possível.

lobo de wall street

  1. Muito Loucos (Crazy People) – 1990 (91 minutos)

O publicitário Emory Leeson (Dudley Moore) havia acabado de se separar de sua esposa, quando passa por uma crise de honestidade e lança uma campanha dizendo apenas verdades sobre os produtos. Apesar do chefe recusar a ideia e mandar Emory se internar em uma clínica para tratamento psiquiátrico, o material é impresso de maneira equivocada e é um sucesso. O publicitário é chamado de volta à agência, mas se recusa a deixar a clínica porque se apaixona por uma das pacientes. Dessa forma, ele começa a elaborar as novas campanhas, ainda internado, com a ajuda de outros pacientes, apenas usando a verdade como base para as propagandas! Não dá pra perder!

muito loucos

 

Gostou dessa lista? No nosso blog, veja também 5 livros acadêmicos que podem ajudar você com marketing digital! Acompanhe as matérias que saem durante a semana e fique por dentro do mundo do marketing! Temos Facebook e Instagram também! Nos siga!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s