Como fazer marketing digital para instituições de ensino

lumiar social

De acordo com pesquisa do Censo Escolar 2014, só no Brasil, existem 2,4 mil instituições de ensino superior. Dessas, 301 são públicas e 2 mil, particulares. O número é maior ainda quando pensamos na educação básica. São 189.818 escolas de ensino básico, em que 150.033 são públicas e 39.785, particulares. Com a quantidade de instituições de ensino, a disputa por aluno aumenta a cada ano. Por isso, vamos listar aqui algumas dicas para melhorar a presença online da sua instituição de ensino e, assim, aumentar a captação de alunos!

Antes das dicas de estratégias, é necessário entender o básico do marketing digital. Isso significa que primeiro você deve entender que é a buyer persona e como funciona a jornada de compra para o seu negócio. Para entender quem é a sua persona, seu aluno em potencial, é necessário realizar uma pesquisa. Uma dica aqui é ver quem são seus atuais alunos, o que acham da sua instituição de ensino, quais as necessidades deles, quais os objetivos e como sua instituição pode ajudá-los. Publicamos um texto aqui sobre como criar personas e que pode auxiliar você a definir as perguntas feitas aos alunos.

Nem todo estudante está na mesma fase da jornada de compra. Alguns já definiram os cursos que querem fazer, enquanto outros ainda possuem dúvidas. Portanto, produza materiais interessantes que ajudem esses estudantes. Cative e eduque!

Agora, vamos às dicas de estratégias!

 

1 – Inbound marketing para instituições de ensino

Um dos pilares essenciais do inbound marketing é ensinar! Já pensou em produzir material educativo para seus potenciais alunos? Partindo da ideia de que alunos buscam instituições que “melhor ensinem”, mostrar que você é especialista no assunto pode ajudar a atrair esses estudantes. Mostre o potencial da sua instituição em oferecer o melhor conhecimento!

Você pode oferecer um conteúdo bacana, completo e atrativo e em troca captar e-mails e criar um fluxo de nutrição por interesses. Essa estratégia pode trazer, a longo prazo, um referencial de excelência para a instituição.

 

2 – SAC online

É comum, diariamente, instituições de ensino lidarem com dúvidas e perguntas de pais e alunos. Já pensou na praticidade se essas pessoas pudessem enviar as perguntas via e-mail, ou pelas das redes sociais? Algumas instituições possuem até um whatsapp institucional para responder às dúvidas de forma rápida e clara. Por isso, pensar nas formas de relacionamento são importantes também.

 

3 – Marketing de conteúdo para instituições de ensino

Produzir conteúdo para redes sociais, para blogs e para outros meios não é tarefa simples. Pense no conteúdo que seu aluno ideal, a persona, gostaria de saber. A voz e a linguagem utilizada também surgem após o estudo da persona.
Definiu que a faixa etária dos potenciais alunos gira em torno de 18 a 21 anos, que a maioria se interessa por temas da cultura pop, e que uma dúvida recorrente entre eles é como arrumar emprego depois da faculdade? Pois é, crie texto em linguagem mais informal (claro, seguindo as regras gramaticais e tudo mais que uma instituição de ensino deva manter) e com um tom mais jovem. Produza conteúdos que respondam essa dúvida, como “Dicas de como procurar emprego após a faculdade” ou “Líder do setor de RH dá dicas de como montar um bom currículo”.

 

4 – E-mail marketing

Alimentar com conteúdos relevantes, que tenham a ver com os gostos da persona, é essencial. Existem plataformas de automação de e-mails, que segmentam os e-mails, ficando mais fácil para saber qual conteúdo enviar para qual lead. Tem um curso de Direito na sua universidade e você sabe que a Carol baixou conteúdos criados por você relacionados ao curso? Envie e-mails sobre esses temas para ela.
Outra dica de relacionamento através de e-mail marketing é com os pais de alunos de escolas de ensino básico. Mantenha uma newsletter sobre os conteúdos ensinados semanalmente na escola, ou sobre eventos produzidos e cursos extras oferecidos. Adote a estratégia de acordo com a necessidade da persona!

 

5 – SEO

Tem um blog? Já entendeu a importância de produzir conteúdo relevante, que atenda a persona? Pois é, não se esqueça de utilizar regras de SEO para que o conteúdo fique nos primeiros lugares nas buscas do Google. Alunos que buscam seu conteúdo podem descobrir sua instituição dessa forma.

 

Gostou? Aprenda sobre marketing digital com a gente! Curta nossa página no Facebook! Também estamos no Instagram!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s