Wagner Watercolor: aquarela para encantar

empreendedores criativos

O juizforano Wagner Lawall (27) é formado em Arquitetura e Urbanismo e se dedica à venda de aquarelas em seu empreendimento Wagner Watercolor. O artista conta que não sabe exatamente como tudo começou, mas que, há muito tempo, já admirava as ilustrações com a técnica de aquarela. Em 2014, uma amiga de Wagner, sabendo do seu interesse em aprender esse método, o presenteou com tintas e pincel. “Mas meu contato com a ilustração em aquarela se deu através de uma viagem da faculdade em 2015, em que um dos professores usava a técnica para ilustrar os momentos e lugares daquele evento”, relembra.

Foi a partir daí que ele iniciou as experimentações, até que as pessoas começaram a elogiar seus desenhos. “Com o fim da faculdade, num momento de crise, não consegui me colocar no mercado de trabalho na profissão que tinha me graduado, até então recentemente, o que foi muito frustrante e de certa forma me deixou um pouco perdido. Ao mesmo tempo em que buscava uma colocação no mercado como arquiteto, continuei praticando meus desenhos, com receio”, conta. Em outubro de 2016, Wagner estampou a capa de um sketchbook (caderno de desenho) para presentear uma amiga com algo exclusivo e especial, e ele considera este o ponto de partida do negócio: “algumas pessoas viram o caderno e me encomendaram sketchbooks, e entendi que poderia investir nesse ramo. Logo depois, além do sketchbook, vendi agendas customizadas, sempre com uma ilustração para deixar o produto singular”.

Procurando sempre se aperfeiçoar, o arquiteto participou de um curso de aquarela no Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ele afirma que o curso fez com que ele adquirisse mais confiança e segurança no trabalho que realiza. “Não vou dizer que já aprendi tudo, mas estou buscando o aperfeiçoamento diário, para montar um minicurso sobre as técnicas de aquarela”, planeja. Agora, Wagner também foca nas ilustrações para serem emolduradas e servirem de decoração na casa das pessoas.

“Às vezes, é difícil acreditar que o que estamos fazendo tem qualidade, mas a gente constrói o negócio aos poucos, nem todos têm visibilidade momentânea”.

Apesar do trabalho não estar diretamente relacionado a sua formação e ter começado como um hobby, Wagner se vê conciliando as ilustrações, tanto com a arquitetura, quanto com qualquer outra atividade ou oportunidade que possa surgir: “resolvi investir nesse nicho por gostar muito de ilustrar e usar aquarela, e também pela alegria de ver as pessoas que compram minhas ilustrações satisfeitas ao receber os desenhos. Pode ser um clichê o que disse sobre a satisfação, mas é bom ver seu trabalho sendo reconhecido, ganhando elogios”.

Como todo início não é fácil, o artista está em fase de planejamento, de divulgação nas redes sociais, e de buscar espaços para expor. Wagner fala que uma dificuldade é entender quem é o público que gostaria de adquirir o trabalho artístico, além de ter que lidar com o bloqueio criativo: “nem sempre você consegue produzir muita coisa num curto espaço de tempo, ainda mais em aquarela, que precisa ter paciência”, acrescenta.

Wagner Watercolor está no Instagram, e o empreendedor acredita que a rede auxilie na divulgação e crie um ponto de contato entre ele e o público: “é uma forma de apresentar o trabalho para pessoas de diversas localidades, fazer contatos e até uma maneira de conseguir algumas oportunidades”. Sendo assim, Wagner se preocupa com a qualidade das fotos postadas, para que as cores apareçam e o desenho fique nítido, além de testar os horários de postagem, para ter noção de qual momento do dia o trabalho é visto por um maior número de pessoas. Para um futuro próximo, o artista pensa em parcerias com estabelecimentos comerciais e na elaboração de um workshop para ensinar as técnicas de aquarela.

Se inspirou por essa história? Fale com a gente! Estamos no Facebook e também no Instagram! Você tem vontade de empreender também? Tem muito relato de gente que empreendeu no nosso blog! A série Empreendedores Criativos acaba aqui: foram dois meses de muitas histórias de pessoas que buscam o seu lugar no mundo das mais variadas formas e nos inspiram a fazer o mesmo. Vem conhecer com a gente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s