Por que fazer vídeos para o Instagram

video no instagram

Já postamos dicas aqui no nosso blog de como utilizar o Instagram para obter destaque no seu negócio. Explicamos como utilizar as hashtags para atrair pessoas interessadas pelos termos relacionados a sua postagem, ensinamos também como produzir legendas e apontamos as novas oportunidades de marketing com a introdução do stories. O post de hoje vai explorar as possibilidades do vídeo nessa rede tão visual que é o Instagram! Vamos lá!

 

Histórico da rede

Desde que o Facebook a adquiriu em 2013, a rede social de fotos passou a incluir vídeos de 15 segundos também. A partir daí, o vídeo entrou com tudo, e, atualmente, o Instagram permite vídeos no stories de até 14 segundo e no feed, o tempo aumentou para 60 segundos. Essas mudanças contribuem de diversas formas para o marketing e exigem criatividade do pessoal da criação para conseguir tirar o melhor proveito das novas ferramentas.

 

Vídeos no Instagram e suas funcionalidades

O Instagram oferece algumas funcionalidades para ajudar os usuários a fazerem vídeos mais bem produzidos. Abaixo, uma lista delas:

– Vídeos de 60 segundos no feed

– Permite editar o vídeo antes de postá-lo

– É possível adicionar filtros nos vídeos da mesma forma que já fazemos com as fotos da rede

– Também permite selecionar a imagem de capa do vídeo (aquela que fica disponível antes do vídeo carregar)

– Vídeos no stories possuem 14 segundos

– Efeitos como emojis e stickers são permitidos no stories

– Localização, uso de hashtags, horário e data também são permitidos no stories

– Sempre são adicionados novos efeitos, gerando novas possibilidades. Atualmente, existe a ferramenta enquete que permite ao usuário postar uma pergunta com duas opções de resposta no stories

“Sua empresa deve fazer vídeos? Sim, porque os vídeos são de fácil consumo e contribuem para aumentar o engajamento, uma vez que geram um envolvimento emocional”

 

Dicas de marketing digital utilizando a ferramenta de vídeos

Mesmo com todas as facilidades e possibilidades de envolvimento, ainda é necessário pensar na buyer persona do seu negócio para encontrar temas que respondam suas dúvidas, necessidades e ambições. Postamos um texto sobre como criar sua persona aqui. Será que seu cliente potencial utiliza o Instagram? Será que sua empresa quer arriscar e conquistar novos tipos de clientes? Defina seu objetivo e sua persona! Definiu? Vamos às dicas!

 

1 – Opções de conteúdo para stories

Quer utilizar o Stories? A dica aqui é produzir vídeos curtos com tutoriais, making of ou curiosidades sobre sua empresa. As pessoas querem conteúdo! Talvez o stories não seja o melhor lugar para fotos de bom dia, de autoajuda, como muitas empresas pequenas utilizam. Já pensou em fazer um making of curtindo de como sua empresa trabalha? Ou de produzir um tutorial de como cuidar da roupa que sua empresa vende? Dicas da sua agência de turismo de viagem para Minas Gerais? Ou como preparar um café gostoso com os grãos vendidos pela sua empresa? Pois é, explore o stories oferecendo aquilo que vai encantar seu potencial cliente. Lembre-se que vídeo traz envolvimento emocional de quem assiste!

 

2 –  Vídeo do fã

Exemplo dessa modalidade, a cantora Anitta, sempre que lança um novo videoclipe, posta em seu Instagram algumas versões feitas pelos fãs. Mostrar o engajamento do “fã” com seu objeto de adoração é uma estratégia bem interessante. Pense em utilizar esse conceito para sua marca. Em blogs de grandes empresas, isso é muito comum nos depoimentos de quem já comprou ou utilizou o serviço da empresa. Já pensou em criar um videozinho curto mostrando os elogios que sua empresa recebe? Aposte nos evangelizadores!

 

3 – Responda seus clientes

Recebe perguntas do tipo “como posso comprar seu produto” e “quais as formas de pagamento”? Já pensou em fazer pequenos vídeos temáticos que respondam a essas dúvidas? Você auxilia o cliente a entender seu processo de venda, e ajuda a empresa a realizar vendas (considerando que seu cliente compreendeu o processo). É possível ainda utilizar esse conteúdo em outras plataformas, como, por exemplo, montar um álbum no Facebook com o material. Você pode também manter uma aba em seu site com esse material de auxílio. Seja criativo e produza o conteúdo de acordo com a identidade visual da empresa!

Gostou? Leia mais conteúdo de redes sociais em nosso blog! Estamos no Instagram e no Facebook!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s