O que é social selling? + Passo a passo de como utilizar

Já publicamos vários textos em nosso blog sobre como fazer marketing digital no Instagram, no Facebook e no Linkedin. Agora, você sabia que social selling tem a ver com essas redes? Pois é, o conceito trata de criar e manter relacionamento através das redes sociais para gerar vendas. É sobre isso que o post de hoje vai tratar! Vem aprender com a gente!

 

– Primeiro passo: Quem é o seu cliente?

Definiu que seu objetivo é gerar vendas? Pois bem, agora é a vez de definir a buyer persona do seu negócio! Ao entender quem é seu cliente de forma mais profunda, é possível produzir materiais úteis, sejam eles ebooks, blog posts, webnares ou podcasts. Além disso, há adequação de linguagem, e é possível determinar o formato do material produzido que mais interessa o potencial cliente.

Existem algumas estratégias para definir a persona. Entrevistas com os atuais clientes podem ser úteis! Busque um padrão nas respostas. Outra dica são as pesquisas de mercado contratadas por empresas do ramo. Converse com a instituição e pontue seus objetivos. Sua empresa ainda é pequena e não tem muitos recursos? Faça uma pesquisa online! Existem formulários na internet que podem ser criados e enviados para seus clientes.

Definiu o perfil? O nível de engajamento? O que eles buscam dentro do seu segmento? Quais seus desejos, sonhos, dificuldades?

Publicamos um texto sobre personas com várias dicas para ajudar você a definir seu cliente ideal. Veja aqui!

 

– Segundo passo: Ok, vamos segmentar o estágio do funil de vendas!

Entendeu a persona? Definiu uma boa estratégia para transformar os visitantes da sua página em leads? Adquiriu centenas de contatos de pessoas interessadas em seu produto ou que gostam da sua marca? Ótimo! Separe os leads qualificados de quem ainda não está no estágio de conversão dentro do funil de vendas.

Estabelecidos esses aspectos, é hora de entrar em contato com aqueles leads que estão bem próximos da parte final do funil.

 

– Terceiro passo: Hora de entrar em contato com o potencial cliente!

Hora do setor de vendas agir! Seu cliente já baixou ebooks, já mandou e-mails com dúvidas e interesse em seu produto? É o momento de entrar em contato e vender! Lembre-se dos pilares do encantamento: inovação, comunicação e educação. Comece gerando valor para sua empresa, se mostre interessado em resolver o problema que seu cliente apresentou e não apenas em entregar um pacote de serviços que, muitas vezes, é só um paliativo para a real dificuldade do cliente. Transforme o jeito que o setor de vendas se relaciona com o cliente!

Como é possível saber de onde esse cliente veio, informe que você conhece o trajeto realizado por ele desde os ebooks, comentários em redes sociais e contatos via e-mail. Encantar e resolver o problema efetivamente é o que ajuda a sua empresa a reter o cliente atualmente!

 

Gostou? Aprenda sempre com a Lumiar Social, assine ao lado para receber sempre material novo!

Estamos no Instagram, Facebook e também no Linkedin!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s