Orgânico x Pago: qual o interesse do Facebook?

orgânico x pago

Muitos responderam à pergunta “Qual o interesse do Facebook?” que faço no título desse texto rapidamente: dinheiro. Mas, o questionamento não trata de ganhos financeiros da rede apenas. Se você busca alcance orgânico, este texto vai explicar por que você não deve mais focar nessas estratégias.

 

Como o Facebook funciona

O Facebook utiliza um algoritmo que tem o objetivo de entender o que mais chama a sua atenção na rede. Diariamente, é postada uma infinidade de material, e nem tudo é relevante para você. Por isso, ele utiliza uma série de fatores que buscam compreender e diferenciar as características dos posts mais atrativos para cada usuário. Basicamente, existem quatro fatores mais relevantes. São eles:

– Nível de interação entre usuários:

Isso significa que você vê mais posts de pessoas com quem você interage com maior frequência. Mas não só isso, usuários que você costuma stalkear também podem ter mais privilégios no seu feed. Quem que você costuma pesquisar muito, curtir muito, compartilhar muito também ganha destaque.

– Tempo da postagem:

Postagens mais recentes têm maiores chances de serem exibidas no seu feed. Mas, não é só isso. O tempo da postagem responde a regras superiores, como quantidade de curtidas e interações. Um post recente, que, na primeira hora, consegue muita interação é exibido para mais pessoas.

– Tipo de post:

Você costuma ficar um tempo vendo fotos, lendo textões, assistindo a vídeos? Pois é, o tipo de post pelo qual você se interessa mais ou que mais interage também se sobressai a outros formatos.

– Engajamento de amigos

Todos os seus amigos estão comentando em um vídeo? Então, o Facebook deduz que você deve gostar daquele conteúdo também.

 

Além dessas regras, o Facebook tem inúmeras outras que selecionam tudo que você vê na rede. Tudo isso tem influência na hora de pensar na sua estratégia de marketing!

 

Porque o alcance orgânico diminui com o tempo

O Facebook é a rede social mais utilizada no Brasil. Assim, a competição por espaço fica cada vez mais apertada. Todos querem ter destaque e aparecer no feed. Mas, é a partir daí que você deve estar atento ao funcionamento da rede, afinal, seu post vai disputar destaque com post de familiares, de amigos e de notícias pelas quais sua persona se interessar.

Quando o feed era organizado de maneira a exibir tudo que os usuários postavam, o alcance orgânico das postagens funcionava melhor. Como todo mundo conseguia ver tudo, e não existia ainda o algoritmo que fazia uma seleção, a persona tinha maiores chances de ver o conteúdo. Bastava que você criasse algo chamativo, talvez.

Entretanto, quanto mais o algoritmo se especializa, maior é o corte de exibição do seu conteúdo. Hoje o alcance orgânico gira em torno de 2% a 4%, o que torna quase inviável trabalhar com alcance orgânico, especialmente para pequenas páginas que ainda não encontraram sua persona na rede.

 

Porque o Facebook faz isso?

A rede social pretende entregar o conteúdo certo para a pessoa certa. Essa ideia é familiar? Pois é, o marketing digital gira em torno desse conceito, e, cada vez mais, as ferramentas estão focando em entregar aquilo que a pessoa gosta. Isso gera facilidades, porque você recebe o conteúdo que interessa, mas também cria uma bolha de opiniões semelhantes às nossas e nos impede de ver o outro lado.

Viu? Não é apenas para receber mais dinheiro que o Facebook limita os posts orgânicos. É para entregar aquilo que está mais de acordo com suas opiniões, hábitos e relações!

 

Gostou? Cadastre seu e-mail e receba sempre as atualizações do nosso blog!

Estamos no Instagram, Facebook e Linkedin! Vem seguir a gente!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s