Marketing digital para quem se atrasou para a Black Friday!

Em 2016, foram R$ 1,9 bilhões em vendas, o valor equivale a 13 vezes às vendas de um dia comum. Por isso, ano a ano, o número de empresas participantes da Black Friday só aumenta. Ao contrário do que acontece nos EUA, no Brasil, as vendas se concentram na internet. Vários e-commerces aproveitam a oportunidade, mas investimentos e muito planejamento são necessários. Se programar para a Black Friday, fazer um bom planejamento que contemple desde o marketing até áreas de estoque, entrega, sistemas de pagamentos e inúmeras outras, é muito importante para que a empresa não caia na lista das que prometem muitas vantagens e não entregam nem a metade delas. Para não frustrar o consumidor, planeje sempre! Mas, para quem ainda acha que é possível correr atrás do prejuízo, faltando pouco mais de uma semana para a sexta-feira mais esperada do ano, vamos dar algumas dicas!

 

1 – Estrutura

A estrutura para realizar um grande número de vendas e garantir as entregas no prazo pode se diferenciar muito do que acontece no dia-a-dia da sua empresa. Por isso, alguns cuidados são necessários. Já conversou com seus setores de vendas, pagamentos e estoque? Viu a disponibilidade dos produtos? Defina quais os produtos podem entrar em promoção realmente imperdível. Confira também as formas de pagamento disponíveis.

Sua empresa consegue garantir todas as entregas no tempo determinado na hora da venda? Muitas organizações acreditam que basta acabar com o estoque para alcançar o sucesso da Black Friday, mas não é bem assim. Garantir a entrega no prazo faz com que os consumidores fiquem mais felizes e recomendem o seu negócio.

É também na Black Friday que muitos clientes entram em contato para tirar dúvidas sobre os produtos. Esteja preparado para atender os clientes de forma atenciosa e eficientemente.

Decidiu colocar uma promoção excelente no seu e-commerce? Já conversou com o pessoal do TI para saber se o site vai suportar a movimentação? Esteja preparado para vender. Seu site não aguenta um fluxo grande de acessos? Pense nisso antes de fazer promoções irresistíveis!

Muitas compras acontecem através de smartphones. Seu site funciona bem no mobile? Pois é, confira todas as possibilidades.

 

2 – Preço

Procon, Reclame aqui, e vários outros órgãos e sites responsáveis pela proteção de consumidores acumulam reclamações na Black Friday. Todo ano, o Procon divulga a lista de lojas em que o consumidor deve evitar comprar. Algumas dessas reclamações giram em torno dos preços. Isso mesmo, a “Black Fraude”, como ficou conhecida a prática de alguns e-commerces de elevarem os preços dias antes da Black Friday, para fingir uma promoção imperdível na sexta-feira. Esse tipo de manobra para enganar o consumidor não deve ser realizada por empresas que respeitam o cliente.

 

3 – O marketing digital  

Depois de pensar nas questões apontadas acima, vamos às dicas de marketing para quem ainda quer participar da melhor sexta-feira do ano para vendas!

– Invista em anúncios patrocinados. Quer atingir seu cliente, em meio a inúmeras outras empresas? Então, invista em anúncios que cheguem até ele.

– Tem uma lista de e-mails de clientes? Envie e-mails marketing falando sobre produtos na promoção. Ofereça vantagens para clientes que já compraram. Segmente seus contatos para controlar melhor essas ofertas. Já pensou naquele produto que muita gente coloca no carrinho, mas não chega a concretizar a compra? Pois é, você pode colocá-lo em promoção e enviar e-mails para essas pessoas. Pense também que seu e-mail vai chegar juntos com inúmeros outros, e, por isso, pense no campo “assunto” realmente interessante. O e-mail marketing é uma área que pode ser aproveitada de inúmeras formas! Produzimos um material sobre e-mail marketing, você pode aprender mais sobre aqui.

– Não se prenda apenas ao Facebook. A persona está em outras redes sociais que sua empresa faz parte? Não esqueça de patrocinar as ofertas e promoções da Black Friday também por lá. O Instagram é uma rede social que pode ser utilizada de forma muitos positiva na hora de fazer anúncio.

– O remarketing é uma estratégia que exibe anúncios de produtos para pessoas que visitaram esses produtos em sua loja. Já procurou um tênis no Google e depois o anúncio do mesmo tênis ficou aparecendo para você em outros lugares? Pois é, esse é o remarketing. A Black Friday é uma oportunidade interessante para o uso dessa estratégia!

– Utilize estratégias de atendimento ao cliente. Não trate seu cliente só como mais uma venda realizada, lembre-se que ele optou por escolher o seu produto ao invés do oferecido pelo concorrente. Mostre respeito, atenção e eficiência. Você pode usar ferramentas de chat no seu próprio site, ou mesmo o Whatsapp. Planeje bem como tudo isso vai funcionar.

– Pense no pós-venda. Não se esqueça de manter a comunicação com o cliente, se mostre interessado em resolver problemas, ou mesmo em manter seu cliente ciente dos passos do pós-venda. Mesmo com tudo planejado, vai acontecer um atraso na entrega? Avise o cliente o quanto antes.

O blog da Lumiar Social possui vários artigos sobre as dicas apontadas aqui. Siga nosso blog e receba sempre os conteúdos mais recentes sobre o mundo do marketing digital e se prepare para a próxima Black Friday!

 

Gostou? Siga a Lumiar Social no Instagram! Também estamos no Facebook e no Linkedin!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s