Por que você deve estar atento à experiência do usuário

experiência do usuário

Existe uma série de fatores que pode contribuir para que o lead, o cliente potencial ou mesmo um visitante entre em seu site ou blog e tenha uma experiência satisfatória em termos de usabilidade, conteúdo e outros. A experiência do usuário pode contribuir para que aquele visitante eventual vire um cliente, ou que seu site seja recomendado para outros usuários. No primeiro artigo sobre experiência do usuário, vamos explicar o que você pode melhorar em seu negócio on e offline para que a experiência do usuário seja a melhor possível.

Não é sobre seu produto, não é sobre você! É pensar no usuário!

Conhece o UX Design?

Essa abordagem na orientação de projetos pretende usar técnicas e metodologias para melhorar a experiência do consumidor com produtos e serviços. Ela se apoia em cinco pilares que podem ser pensados de forma ampla para abarcar também o marketing digital. Um dos primeiros passos, inclusive, assim como no marketing digital, é definir a persona com quem seu site, blog ou rede social dialoga diretamente!

Integração

O UX Design não é só para ser usado no seu site. É, como disse acima, um conjunto de técnicas que devem ser empregadas para melhorar a experiência do usuário de modo geral. Você pode pensar em utilizar na sua loja física para melhor a forma que seu cliente encontra os produtos, por exemplo. Integre a boa experiência da loja física à da loja online. Mais do que pensar em uma só área, integre!

Invisibilidade

Fazer com que todas as funcionalidades sejam otimizadas em prol da boa experiência do usuário e que sejam imperceptíveis a eles é a base do UX Design. Tudo funcionando tão bem que o usuário mal percebe que o trajeto inteiro foi planejado e idealizado com esse objetivo!

Constância  

O trabalho do profissional da área deve ser contínuo para pensar cada uma das fases da compra, por exemplo, para entender, assim, como o objetivo da empresa ou do dono do site pode ser atendido da melhor forma possível e levando satisfação ao cliente.

Contexto, estudo e análise

Vai lançar um produto novo? Pretende abrir uma empresa? Pois é, fazer o estudo do contexto e a análise de como será a experiência do usuário ao comprar seu produto é super importante. Antecipar como serão suas ações pode impedir que erros atrapalhem a compra.

Usabilidade

Mais do que inserir botões e funcionalidades em um site, a usabilidade tem relação com as facilidades que o consumidor tem no site! Pensar um design intuitivo e focado no que se conhece da persona facilita a busca do cliente!

Curtiu? Semana que vem tem o segundo texto da série sobre experiência do usuário!

Siga a Lumiar Social no Instagram! Estamos  Facebook e no Linkedin também!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s