Além da vaidade: KPIs importantes do marketing digital

KPI

KPIs, ou indicadores chave de performance, são dados utilizados para medir o andamento e eficácia de ações de marketing digital. O que muita gente não sabe é selecionar, diante do alto volume de dados que é possível extrair atualmente, quais são aqueles indicadores realmente relevantes para apontar sucesso ou ineficiência das estratégias. No artigo de hoje, mostraremos alguns KPIs que podem ser relevantes, dependendo da sua estratégia, e o porquê de os indicadores de vaidade não serem tão importantes como muitas empresas ainda acreditam.

 

Indicadores de vaidade

Curtidas em páginas do Facebook e seguidores no Instagram são grandes exemplos de indicadores de vaidade em redes sociais. Digo isso, porque muitos ainda acreditam que volume de curtidas em uma página é sinônimo de sucesso. Se você tem um perfil aberto no Instagram já deve ter sido seguido por pessoas que nem conheciam você ou seu trabalho, e apenas começaram a te seguir para que você as seguisse de volta. Dessa forma, o que o número de seguidores representa? Não são, necessariamente, pessoas engajadas, que realmente admiram você ou sua marca. Claro que a maioria dos usuários não faz isso, mas, ainda que não seja maioria, esse dado interfere na hora de entendermos quem é a persona da marca na rede e pode acabar causando alguns erros.

 

KPIs realmente relevantes

A ideia básica dos dados relevantes é bem simples: “definido um objetivo, quais indicadores mostram que obtive sucesso na minha estratégia?”. Nem tudo que é captado é útil! Existem alguns KPIs base, mas a definição do que será útil depende muito do objetivo da estratégia. Abaixo uma lista de alguns dados base:

1 – Indicadores de negócio – CAC, LTV e ROI

Dados como CAC (custo de aquisição de cliente), LTV (lifetime value) e ROI (retorno sobre o investimento) são importantes na hora de quantificar e monetizar as ações de marketing digital.

CAC:  Esse indicador mostra quanto custa adquirir novos clientes. Para calculá-lo, é necessário somar o investimento em vendas com o investimento em marketing e dividir pelo número de clientes conquistados.

LTV: Mede o total de ganhos que você tem com cada cliente. Para calcular, basta multiplicar o valor do ticket médio pelo tempo de retenção do cliente. Postamos um artigo com exemplos que explica como realizar esses cálculos. Você pode acessá-lo aqui

ROI: Mede o retorno sobre o investimento feito em marketing, e pode ser aplicado em outras áreas, como eventos, por exemplo. O cálculo é simples: basta subtrair a margem de lucro sobre cada venda do total do custo de investimento e dividir pelo custo total do investimento.

ROI

Exemplo: Se a margem de lucro da sua empresa foi de 500.000, e o total de custo em investimentos foi de 10.000, o cálculo fica dessa forma:

ROI = (500000 – 10000)/10000

ROI = 49

Ou seja, o lucro foi 49 vezes o investimento inicial ou 4900% de retorno (basta multiplicar por 100).

2 – KPIs de e-mail marketing

Existem indicadores para cada canal de marketing. Para o e-mail marketing, temos a taxa de abertura, a taxa de crescimento da lista de e-mails, taxa de clique, CTR (divisão entre cliques e aberturas), taxa de descadastro, taxa de marcação de spam, entre outros. A escolha depende sempre da estratégia adotada. Criou uma estratégia de e-mail marketing e quer testar se a linha de assunto tem sido eficiente para chamar a atenção dos seus contatos? Um KPI interessante, que pode ajudar nessa análise, é a taxa de abertura de e-mail. Selecionar o período que será analisado também é importante, assim como a frequência de análise.

3 – KPIs de social media

Para medir o sucesso nas redes sociais, alguns indicadores chave são: compartilhamento do conteúdo, engajamento, conversões, conteúdo mais lido, tempo médio assistindo o vídeo, comentários…Mas, como dito acima, é necessário que você tenha um objetivo definido e uma estratégia para escolher o melhor KPI. Você acredita que sua persona gosta de assistir conteúdos por vídeo e resolve produzir e postar alguns no Facebook. Percebe que o tempo de visualização médio é de 18 segundos, em um total de 15 minutos de vídeo. Esse KPI é insuficiente para você saber porque a estratégia não funcionou. Será que o tamanho do vídeo influenciou? Será que o início do vídeo poderia ser mais dinâmico para que o tempo médio assistido fosse maior? Alguns testes podem ser feitos para encontrar o melhor tipo de vídeo para sua persona. Muitas vezes, se apoiar em uma só métrica pode ser um erro. Para evitar isso, estude bem seu público, e o mais importante: FAÇA TESTES!

Existem muitos outros KPIs, que variam conforme o canal. Selecionamos alguns dos mais utilizados e que podem servir de base para testes iniciais!

Curtiu? Acompanhe nosso blog, assine para receber conteúdos de qualidade e gratuitamente! Curta nossa página no Facebook para acompanhar novidades! Também estamos no Instagram e no Linkedin!

Um comentário sobre “Além da vaidade: KPIs importantes do marketing digital

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s